No sábado, dia 15, as Olimpíadas Especiais de Barra Mansa (Olimpes) estão de volta após três anos. Por meio de uma parceria entre as secretarias de Juventude, Esporte e Lazer e de Educação, o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) e a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes (APAD), os jogos voltam a acontecer no Complexo Esportivo do Campus Barra Mansa do UBM, de 8 às 15 horas.
O evento que é aberto ao público e contará com a participação de instituições como o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae), Associação Pestalozzi de Resende e as Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Barra Mansa, Pinheiral, Volta Redonda e Quatis, com mais de 200 atletas disputando modalidades como atletismo, caminhada de 25m, corrida de 50m, salto em distância sem corrida, salto em distância com corrida, arremesso, zigue-zague livre, chute a gol, natação e provas coletivas como voleibol especial, futsal e cabo de guerra. Os participantes serão acompanhados por 60 profissionais e 100 alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário.
A secretária de Juventude, Esporte e Lazer, Rose Vilela, destacou que o objetivo da Olimpes é desenvolver um intercâmbio desportivo e social entre os atletas, professores e demais envolvidos na promoção de atividades adaptadas. “Além de promover essa interação entre os alunos de várias instituições de apoio aos deficientes, a Olimpes exalta a prática de esportes como um dos instrumentos de formação integral do indivíduo. Nós ficamos três anos sem a competição e, oito anos sem os Jogos Escolares, por isso é importante resgatar essa cultura e incentivo ao esporte por todas as pessoas, independentes da limitação”, afirmou a secretária.
Para a coordenadora municipal de Educação Especial e diretora do Cemae, Sônia Coutinho, a prática esportiva é uma excelente demonstração de que a pessoa com deficiência é capaz de grandes feitos, superando, inclusive, pessoas sem limitações físicas aparentes. “Nossa intenção é que os alunos especiais se sintam aptos a realizarem atividades esportivas adaptadas, e que a competição incentive a formação de novos atletas”, destacou Sônia.
O diretor de Extensão e Educação Continuada do UBM, Luis Fernando Vitorino, explicou que a ideia da Olimpes surgiu há cerca de 18 anos de um desejo da própria comunidade que trabalhava com a educação especial, e agora, após três anos, o evento volta com a participação das instituições que participaram da primeira edição. “Para o UBM é uma grande honra sediar e ser o fundador dessa competição. Estamos reiniciando o evento de uma forma modesta, mas com a participação de mais de 200 alunos, com a certeza de que o ganho com cidadania e melhoria da qualidade de vida é um dos grandes objetivos alcançados. Toda a instituição está integrada, desde os funcionários até os estudantes dos cursos de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia”, finalizou Vitorino
Jebam
Os Jogos Escolares de Barra Mansa (Jebam) acontecem de 20 de setembro a 27 de outubro. A competição contará com a participação com mais de três mil alunos das escolas municipais, estaduais e particulares em 19 modalidades: atletismo, natação, futsal, futebol, basquetebol, voleibol, handebol, badminton, tênis de campo e de mesa, ginástica artística, xadrez, vôlei de praia, judô, karatê, taekwondo, queimada, cabo de guerra e câmbio. Uma das novidades é a inclusão dos estudantes na Corrida Rústica de São Francisco de Assis, no bairro Vila Ursulino, prevista para acontecer no dia 30 de setembro.