BARRA MANSA
A percussão e a criatividade ganham espaço em escolas públicas e na APAE de Barra Mansa com a Oficina Faz Batuque, projeto que une música, formação artística e conscientização ambiental. A iniciativa oferece aulas de percussão, violão e canto utilizando instrumentos alternativos feitos a partir de materiais recicláveis, como latas e galões, confeccionados pelos próprios participantes.
O objetivo do projeto é democratizar o acesso à música, estimular a criatividade, fortalecer o senso de coletividade e despertar a consciência ambiental, incentivando o consumo responsável e o reaproveitamento de materiais. “Integrar a sustentabilidade ao projeto cultural, como a musicalização com instrumentos recicláveis, não apenas educa, mas também inspira ações positivas em prol do meio ambiente”, afirma Pablo Café, coordenador do projeto.
A inclusão e a acessibilidade são prioridades: todas as inscrições são gratuitas, os materiais são fornecidos pelo programa e as atividades são adaptadas para estudantes com deficiência, incluindo instrumentos adaptados. Além das aulas, o projeto promove apresentações abertas à comunidade, aproximando famílias, escolas e moradores da região.
O projeto acontece em agosto na APAE de Barra Mansa e em setembro na Escola Municipal Ada Bogato, com inscrições gratuitas e voltadas exclusivamente aos atendidos pelas instituições. “Levar o projeto à APAE tem sido muito oportuno. A oficina amplia o trabalho sustentável desenvolvido pelos alunos, unindo arte e consciência ambiental, com impacto significativo no desenvolvimento pessoal e coletivo”, ressalta Vívian Fonseca, mediadora inclusiva.
A Oficina Faz Batuque foi contemplada pelo Edital-001.24 – Produção, Difusão e Formação no Município de Barra Mansa, viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022).
Ficha técnica:
Coordenação: Pablo Café
Produção Executiva e Comunicação: Laboratório Produções Artísticas
Oficina de Construção de Instrumentos e Percussão: Pablo Café
Prática em Grupo – Canto: Cecília Reis
Prática em Grupo – Harmonia Musical: Leynho
Monitor: Wellington Calixto da Silva
Mediadora Inclusiva: Vívian Fonseca
Fotografia e Vídeo: Thiago Almeida
Sonorização: Caio Braga Gabriel
Contabilidade: Luzinete Schultz