VOLTA REDONDA
As obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Palmares, no bairro Padre Josimo, em Volta Redonda, entraram em nova fase nessa quinta-feira, dia 27, com o início da concretagem do piso da nova estrutura. A intervenção na unidade, que integra a rede municipal de ensino, dá continuidade aos serviços realizados desde janeiro, incluindo a demolição do prédio original, preparo e nivelamento do terreno, execução das sapatas (etapa final da fundação) e instalação completa da tubulação de esgoto.
De acordo com a empresa responsável, a construção de um muro de contenção terá início em breve, enquanto a concretagem do piso deve ser concluída entre 15 e 20 dias, dependendo das condições climáticas. A equipe planeja iniciar a alvenaria já na próxima semana, uma vez que não é necessário aguardar o período completo de cura do concreto, cerca de quatro semanas, para avançar nessa etapa.
O cronograma foi organizado em linha de montagem, priorizando a conclusão dos banheiros e do refeitório na primeira fase. Essa estratégia garante a infraestrutura mínima necessária para os alunos e permite o desenvolvimento simultâneo de diferentes etapas da obra, otimizando o tempo e cumprindo os prazos estabelecidos.
OITO MILHÕES DE INVESTIMENTO
A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que o projeto de reforma e ampliação da Escola Municipal Palmares representa um investimento de aproximadamente R$ 8 milhões. A nova estrutura, moderna e ampliada, atenderá cerca de 300 alunos – em sua maioria moradores do Padre Josimo e regiões vizinhas –, distribuídos em 14 turmas de educação infantil e ensino fundamental, nos turnos da manhã e da tarde.
Para garantir o funcionamento das atividades durante as obras, a Prefeitura de Volta Redonda construiu uma estrutura temporária, assegurando que o ano letivo transcorra sem prejuízos ao conforto e aprendizado dos estudantes. “Além da construção do novo prédio, que oferecerá uma estrutura moderna aos alunos, estamos reformando e ampliando a quadra esportiva, proporcionando melhores condições para a prática de atividades físicas”, destacou o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai.
NOVO PROJETO ARQUITETÔNICO COM ACESSIBILIDADE
Desenvolvido pelo IPPU-VR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda), o novo projeto da E. M. Palmares prevê um prédio de dois pavimentos, totalmente acessível, com rampas e escadas. A escola contará com espaços essenciais para o desenvolvimento educacional, como biblioteca e refeitório amplo.
No térreo, estarão concentrados os setores administrativos, incluindo sala de reuniões, salas de orientação educacional e pedagógica, direção, secretaria e depósito. O espaço também abrigará banheiros femininos e masculinos (adaptados para pessoas com deficiência), laboratórios de informática e de ciências, além de um auditório com palco, camarim e capacidade para 100 pessoas.
O segundo andar será destinado às salas de aula, com cinco ambientes para a educação infantil e oito para o ensino fundamental, além de uma sala de estimulação e banheiros adaptados. Na área externa, a escola ganhará um novo estacionamento e uma quadra esportiva reformulada, com 850 m², adequada para as atividades físicas dos alunos. “Reconhecemos a importância da Escola Municipal Palmares para a comunidade do Padre Josimo. Por isso, investimos em uma estrutura moderna, com acessibilidade, para oferecer educação de qualidade e referência, compromisso fundamental de nossa gestão”, concluiu o prefeito Antonio Francisco Neto.