RESENDE
As obras de construção do Centro Tecnológico de Resende, que vai concentrar cursos profissionalizantes e atividades voltadas à inovação, estão adiantadas. A obra é executada por meio de parceria da prefeitura com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). O Centro está sendo construído no bairro Jardim Aliança II.
De acordo com o prefeito Diogo Balieiro Diniz, que esteve no local recentemente, a primeira etapa da construção, que envolve montagem do canteiro de obras, instalação de tapume para dar segurança e serviço de sondagem, já foi realizada. “No local, já foi concluída a fase de confecção das armações e formas dos pilares do pavimento térreo. As equipes já realizaram também a concretagem das estacas e blocos de fundação e finalizaram a concretagem das vigas baldrame”, informa Diogo, lembrando que as obras foram iniciadas em fevereiro.
Diniz disse que o Centro Tecnológico será mais um local para ajudar os jovens na qualificação profissional para o mercado de trabalho. “A finalidade do Centro Tecnológico é ampliar e qualificar a oferta de educação tecnológica de nível médio e profissionalizante na região. É muito gratificante o reconhecimento pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) na escolha do nosso município para receber mais este investimento. Isto demonstra a capacidade de abrigarmos o projeto que impactará a vida de muitos jovens”, contou o chefe do Executivo
PROJETO ARQUITETÔNICO
O projeto arquitetônico está sendo implantado em uma área correspondente a 5.043,88 metros quadrados, sendo, deste total, 3.879,25 metros quadrados de área construída. O projeto prevê 19 salas de aula, 11 laboratórios, auditório, biblioteca, refeitório, sala de reprografia e ainda uma área destinada a implantação de um HUB de Inovação. O HUB de Inovação, que pode ser físico ou virtual, é caracterizado como um espaço onde pessoas de diferentes meios estabelecem conexões e geram negócios.
A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano de Resende, Denise Manhães, adiantou como foram projetados os quatro pavimentos e a estrutura do Centro Tecnológico. “A estrutura do prédio será bem moderna e com acessibilidade para pessoas com deficiência. Toda a construção foi pensada de forma sustentável e buscando materiais que também facilitem a higienização e a manutenção”, informou Denise.