PINHEIRAL
Tendo como principal objetivo acolher crianças e adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família, às obras da primeira Casa Abrigo de Pinheiral, no bairro Chalé, estão em fase de acabamento, sendo feita a implantação de revestimentos e louças. Ao todo, são nove mediações e atualmente a obra se encontra na sétima mediação caminhando para a oitava, onde será iniciada a pintura das paredes e a construção do muro externo. A previsão é que a obra seja concluída em até dois meses.
No município já é realizado um trabalho de acolhimento com as crianças por meio da equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CREAS), em sede alugada localizada no bairro Vale do Sol. A unidade que está sendo construída contará com três quartos (sendo um feminino, um masculino e um berçário), brinquedoteca, dois banheiros (masculino e feminino), área administrativa, sala de TV e de jantar, cozinha e área externa de aproximadamente 220,00 m2.
“A construção da sede própria da Casa Abrigo é um ganho enorme para o município, pois as crianças e adolescentes em situação de acolhimento terão na instituição um ambiente realmente acolhedor, com espaço que oferecerá a proteção e o cuidado necessário nesse momento delicado, que é provisório, mas que deve contribuir muito no seu desenvolvimento e superação”, disse Tiago Ribeiro Aprigio, diretor da Proteção Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
Vale ressaltar que antes da construção ser iniciada a Prefeitura de Pinheiral obteve alvará do Corpo de Bombeiros mediante um projeto de incêndio, exigência feita pela Caixa Econômica Federal.