ITATIAIA
Visando atender o disposto no Guia Alimentar para crianças abaixo dos dois anos, do Ministério da Saúde, as nutricionistas da Secretaria de Educação do município estão realizando testes culinários, com preparações isentas de açúcar. O novo cardápio é destinado aos alunos menores de três anos.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação atualizou as normas para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), objetivando criar um cardápio saudável para os alunos de todas as etapas da educação básica pública, com aumento da oferta de alimentos naturais e restrição de produtos processados.
Segundo a nutricionista da rede municipal de ensino, Mirna de Abreu Ballod, o Guia estabelece que uma alimentação infantil adequada compreende a prática do aleitamento materno e a introdução, de forma oportuna, de alimentos apropriados que complementem a amamentação. “Nos últimos anos os hábitos alimentares da população brasileira passaram por mudanças significativas, principalmente com a substituição de alimentos in natura e ou minimamente processados e ultraprocessados. Sabe-se que estes alimentos são nutricionalmente desequilibrados, possuindo alta densidade energética, alta quantidade de gordura, sal, açúcar e aditivos químicos”, explica Mirna.
Os testes culinários objetivaram verificar características essenciais como sabor, consistência e textura, que podem repercutir na aceitação das crianças nas unidades. Ela conta que a equipe de nutrição testou preparações de mingau de amido com uva passas e com banana e também mingau de aveia com uva passas e banana. “As preparações constam usualmente no cardápio, nos lanches nos horários do lanche da manhã e da tarde. Após a degustação pela equipe e funcionários que estavam no local, consideramos como bastante satisfatórios os resultados das quatro preparações em relação a sabor, consistência e textura”, informa a nutricionista.