BARRA MANSA
Na Semana Municipal de Prevenção as Drogas de Barra Mansa, o Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (Comad) informou que o número de recaídas de ex-dependentes químicos da cidade aumentou. César Thomé, que é presidente do Comad e coordenador da Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas (Compod), destacou que o período de quarentena pode influenciar na ansiedade, entre outros fatores, que levam a pessoa de volta ao mundo das drogas.
“Quando ficamos sabendo de algum caso, nós vamos atrás dessas pessoas e tentamos ajudar, mostrando quais são os canais que estão disponíveis nesta quarentena que podem ajudar. Isso porque muitos ficam com vergonha quando têm recaídas e não buscam ajuda”, explicou César Thomé, completando que antes os maiores atendimentos eram de pessoas que estavam em uso. “Agora juntou os que já estavam em uso com as recaídas”, disse.
Em Barra Mansa os canais de atendimento para casos como esses são: Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSI) com atendimento de segunda a sexta-feira de 8 às 17 horas, número para contato é o (24) 3323-6077; e Espaço Reviver, atendimento de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas e o número para contato é o (24) 3323-5005.
Outro membro do Comad, Amadeu Magina, que também é coordenador do grupo ‘Amor Exigente’, que dá apoio às famílias que possuem dependentes em drogas, destacou que ao ter a recaída a pessoa sente culpa. “Mas isso faz parte da doença e é importante alertar sobre a participação da família do usuário. É importante que a gente goste de ficar dentro de casa, há necessidade do comprometimento familiar, do diálogo, não culpar a pessoa que teve a recaída”, disse, informando que ter um padrinho e manter o contato com ele é de suma importância também.
Amadeu ainda divulgou que através do site www.amorexigente.gov.br o cidadão de qualquer município pode obter um canal de ajuda. “Nesse endereço você acha o contato de atendimento de várias cidades da região. É importante lembrar também que as receitas continuam sendo viabilizadas e é importante que a pessoa que está fazendo o tratamento contra as drogas continue tomando seus remédios da forma correta”, concluiu Amadeu.
SEMANA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS
As atividades para a Semana Municipal de Prevenção às Drogas de Barra Mansa foram adiadas e ainda não têm data de previsão para acontecer. César ainda informou que por causa da pandemia, a retirada do Fundo Municipal Para Políticas Públicas, ainda não pode ser feita. Segundo ele, desde 2017 o grupo vem tentando conseguir o fundo para a cidade, mas só em 2019 foi liberado. “Agora já existe esse fundo, mas veio a Covid-19 e não podemos ir a Brasília resolver as questões”, disse, finalizando que a semana não passará em branco. “Vamos aproveitar a semana para agradecer as instituições que apoiam esse serviço de prevenção às drogas, entregando certificados de ‘Amigos do Comad’”, contou.