RESENDE
O Núcleo de Hemoterapia está realizando uma Campanha de Doadores de Medula Óssea. A medida visa ajudar a aumentar o número de doadores inscritos Registro Nacional de Doadores de Medula óssea (Redome) do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e assim, encontrar pessoas compatíveis para doação. Em dois meses de cadastramento, a campanha já passou de 50 doadores.
A doação pode ser realizada de duas formas: através da coleta de sangue periférico, como se fosse uma doação de sangue comum, todavia o doador vai tomar uma medicação cinco dias antes da doação, precedida por um tratamento que estimula a medula óssea; ou por punção dos ossos da bacia, um procedimento seguro e sem cortes, realizado sob anestesia. “Explicamos aos doadores que a experiência é comparável a receber uma injeção, com a diferença de que há necessidade de um breve período de internação. Esses procedimentos são cruciais e adaptados às necessidades dos receptores, sempre considerando o conforto e a segurança dos doadores”, disse a coordenadora do Hemonúcleo, Antônia Luciana Pereira de Souza.
A campanha, além de enfatizar a importância do cadastro, busca desmistificar o processo de doação, mostrando que ele é seguro e fundamental para salvar vidas. Com esse progresso significativo, a esperança é que mais voluntários se juntem à causa, aumentando as chances de compatibilidade e sucesso nos tratamentos. A campanha segue aberta, convidando todos que atendam aos requisitos a se cadastrarem. “Todos os cadastros trazem esperança a pacientes que enfrentam graves desafios de saúde. O transplante de medula óssea pode renovar não apenas a vida do paciente, mas transformar a realidade de toda a sua família”, informou o secretário de Saúde, Jayme Neto.
Para cadastrar, basta possuir de 18 a 35 anos, estar bem de saúde e nunca ter tido câncer, pode se cadastrar e se tornar um doador de medula óssea.
Os cadastros podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 15 horas, no Núcleo de Hemoterapia de Resende, localizado no anexo ao Hospital de Emergência Henrique Sérgio Gregori, no bairro Jardim Jalisco.
Em caso de dúvida, o possível doador pode entrar em contato com o Hemonúcleo pelo telefone: (24) 3381-4834.
TRATAMENTO
O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento indicado para algumas doenças que afetam as células do sangue. A doação de medula óssea é um gesto extremamente importante que pode representar a continuidade da vida para pacientes com aplasia de
medula e leucemias.