SUL FLUMINENSE
Alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA – presencial) e demais cursos semestrais (como, por exemplo, Educação Profissional e Correção de Fluxo) que queiram continuar na rede estadual, no segundo semestre de 2023, devem realizar a renovação da matrícula entre hoje (dia 3) e o dia 7 de julho.
Para fazer o processo, o aluno ou responsável deve acessar o site www.matriculafacil.rj.gov.br e solicitar a renovação ou ir presencialmente nas escolas, caso não possua acesso à internet.
Novos alunos do EJA
Além disso, a pré-matrícula para novos alunos do EJA será aberta no próximo dia 17, no mesmo site. Neste caso, basta o candidato ou responsável escolher a unidade escolar que deseja e a alocação será feita por ordem de conclusão da inscrição, de acordo com a disponibilidade de vagas.
Após a conclusão da pré-matrícula, o candidato terá sua vaga reservada e receberá a convocação no e-mail informado. Ele, então, deverá comparecer na unidade em até dois dias úteis para confirmar a matrícula, ou perderá a reserva da vaga.
Nesta etapa, será necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento, identidade e CPF (se possuir). Importante lembrar que todos os documentos devem ser originais. Além disso, o candidato também deverá levar o histórico escolar ou declaração da última unidade em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado.
Caso o aluno seja menor, o responsável precisará apresentar originais e cópias da identidade e CPF. O comprovante de residência com o mesmo endereço informado na pré-matrícula é exigido em todos os casos.
O candidato ou responsável que não tenha algum dos documentos acima deverá preencher o Termo de Responsabilidade fornecido pelo colégio. As unidades escolares funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 20h, com exceções, podendo funcionar apenas em algum dos três períodos do dia, a depender da região. As aulas serão iniciadas no dia 24 de julho.
Vale lembrar que para se matricular no EJA presencial o candidato deve possuir ao menos 15 anos de idade para o Ensino Fundamental, anos finais, e 18 para o Ensino Médio.