BARRA MANSA
Como parte da formação de novos agentes da Guarda Municipal de Barra Mansa, as Secretarias de Ordem Pública e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizaram na manhã desta terça-feira, dia 29, uma atividade de reflorestamento. A ação aconteceu na Área de Proteção Ambiental Cândido Silva, localizada na Rua Florianópolis, no bairro Getúlio Vargas. Os participantes plantaram 80 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica.
O chefe de divisão da Guarda Ambiental de Barra Mansa, Glécio Fabiano de Moura, falou sobre a iniciativa. “Todos os dias eles recebem capacitações. Eles estão conhecendo na prática o dia a dia do trabalho de Guarda Ambiental, mas também estão recebendo qualificação quanto às legislações ambientais e outros treinamentos”, pontuou Moura.
Segundo o coordenador de Reflorestamento da Secretaria de Meio Ambiente, Gilson de Assis, a área reflorestada foi alvo de ocupações particulares no ano passado. “Após a reintegração de posse dessa área ao município, iniciamos o reflorestamento. Aqui nós já plantamos quase 600 mudas nativas da Mata Atlântica, que é o bioma da região. Hoje estamos plantando mais 80”, acrescentou o coordenador.
As ações de reflorestamento realizadas com a comunidade, escolas e com os novos agentes têm o intuito de despertar a consciência ambiental. “Se as pessoas soubessem como é o trabalho de reflorestamento, não colocavam fogo na mata”, concluiu Gilson.

As ações de reflorestamento são realizadas com a comunidade, escolas e com os novos agentes - Paulo Dimas
--