Novo sistema de buscas de dinheiro esquecido em bancos já está em funcionamento

Por Carol Macedo

SUL FLUMINENSE

Nesta segunda-feira, dia 14, o sistema do Banco Central (BC) que permite a consulta de valores esquecidos em bancos e outras instituições financeiras voltou a funcionar, de maneira mais ágil, em novo endereço.

A ferramenta que leva o nome de Sistema de Valores a Receber (SVR), está acessível através do site valoresareceber.bcb.gov.br, em ambiente desvinculado do Sistema Registrato, que anteriormente havia sido disponibilizado pelo Banco Central.

Para evitar excesso de demanda, que derrubou o site do Banco Central na versão anterior do sistema, a consulta só poderá ser feita por quem tenha conta no Portal Gov.br, que fornece acesso a serviços públicos digitais. O cadastro para ter a conta é gratuito e pode ser feito na área de login do Gov.br ou pelo aplicativo Gov.br, disponível para usuários de dispositivos móveis dos sistemas Android e iOS.

O Banco Central informou que o login do sistema Registrato, usado na primeira fase do serviço, não poderá mais ser usado no SVR.

Como receber os valores

O processo de recebimento do dinheiro consiste em duas etapas. Na primeira, o cidadão fará uma consulta no site valoresareceber.bcb.gov.br. Basta digitar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) para verificar eventuais quantias esquecidas em bancos e demais tipos de instituições financeiras. Essa etapa dispensa o login do Portal Gov.br e pode ser feita a qualquer momento, a partir de hoje.

No caso de valor a receber, o SVR informa a data para o usuário entrar novamente no sistema. Nessa segunda etapa, será necessário digitar o login da conta Gov.br para verificar a quantia a receber e pedir a transferência do dinheiro. Caberá ao cidadão escolher a forma de transferência, que poderá ser feita por Pix. Se o usuário não indicar uma chave Pix, a instituição financeira escolhida poderá contatar o correntista para fazer a transferência.

O BC explicou que valores esquecidos nos bancos serão devolvidos apenas a partir do próximo dia 7 de março. Caso o cidadão perca a data informada, deverá recomeçar o processo do zero, repetindo a consulta no site e esperando o sistema informar nova data para o retorno.

Não caia em golpes

Para evitar fraudes, o Banco Central informa que o único site disponível é o valoresareceber.bcb.gov.br. O cidadão deverá tomar cuidado para não entrar em páginas diferentes. O órgão também esclareceu que não entrará em contato com nenhum usuário, nem enviará links por SMS, WhatsApp, Telegram ou e-mail para confirmar dados pessoais ou tratar de valores a receber.

O A VOZ DA CIDADE conversou com Silas Coutinho, que é morador de Barra Mansa. Ele consultou o sistema para ver se ele ou o pai tinham algum valor a receber e constatou que o pai tem dinheiro para receber. “A consulta foi bem rápida, não tive dificuldades em acessar o site e obter as informações. No meu caso, não tenho nenhum valor a receber. Já o meu pai, tem algo sim. Vamos a aguardar a data, ficar atentos para não perdermos o prazo para voltar a acessar o sistema e ver quanto é que ele tem para receber” comentou Silas ressaltando que, na atual situação, qualquer valor extra ajudará nas despesas da casa.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos