Novembro Azul: cidades da região promovem campanhas de conscientização do câncer de próstata

Por Carol Macedo
a voz da cidade

SUL FLUMINENSE

O câncer de próstata é o problema mais apontado na população masculina e representa 29% dos diagnósticos da doença no país. Segundo apontam dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022 e os homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. Os números altos são movidos principalmente ao preconceito que muitos homens ainda têm para fazer o exame, e em contramão ao preconceito, as prefeituras de Quatis, Barra Mansa e Volta Redonda estão promovendo ações para combater o câncer com diversas ações.

Em Barra Mansa, a conscientização e o combate estão em pautas na Secretaria de Saúde e desde o dia 3 de novembro medidas dentro da campanha Novembro Azul estão em andamento, juntamente com outras atividades como sala de espera com temas relacionados à saúde masculina, aumento na oferta de consultas médicas, exames e testes rápidos.

As ações acontecem durante os horários de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, de acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes.

A coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Williana Bruna Cardoso de Brito, lembrou dos sintomas do câncer de próstata. “Na fase inicial, a doença é quase assintomática. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os principais sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Por esses fatores os exames de prevenção são de fundamental importância”, disse.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (histórico familiar e obesidade) ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade, há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

QUATIS

Desde o dia 6 de novembro, o município, através  da Secretaria de Saúde trabalha com a campanha Novembro Azul em uma tenda instalada na Praça Teixeira Brandão, no Centro, com distribuição de laços azuis e divulgação de informações para promoção da saúde do homem, oferecendo também alguns serviços como aferição de pressão, medição de glicose, atualização do cartão do SUS, teste rápido de HIV/Hepatite, Sífilis, entre outros. Esta ação também será realizada no Clube Náutico e no bairro Barrinha dia 20 de novembro e na praça Getúlio Vargas, Centro, dia 25 de novembro. Vale lembrar que a campanha de conscientização segue acontecendo nas redes sociais da prefeitura.

VOLTA REDONDA

O Hospital São João Batista (HSJB) inicia neste sábado, dia 13, a intensificação das cirurgias de ressecção transuretral de próstata. O procedimento cirúrgico urológico é usado para tratamento da hiperplasia prostática benigna (crescimento da próstata). A unidade vai realizar seis procedimentos por sábado e a prioridade é para pacientes que fazem uso de sonda vesical. Até o final deste ano, esta demanda reprimida será zerada.

Com o intuito de promover a conscientização e o combate ao câncer de próstata, a prefeitura de Volta Redonda com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Equipe de Atenção Primária Prisional (EAPP), promoveram, nesta quinta-feira, dia 11, ações sociais e de saúde na Cadeia Pública Franz de Castro Holzwarth, no bairro Roma I. Com o tema “Como driblar o preconceito e cuidar da saúde”, a atividade faz parte do novembro Azul, mês de conscientização sobre a importância dos cuidados do homem. Os detentos receberam orientações de saúde sobre: Tuberculose, Hanseníase, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV, Hepatites Virais e submetidos a exames laboratoriais de rotina.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos