Feira de adoção de animais em Resende
Moradores de Resende terão mais uma oportunidade de se tornarem tutores responsáveis de cães e gatos neste sábado, dia 9. E os animais terão uma oportunidade de encontrar um novo lar, em mais uma edição da Feira de Adoção de cães e gatos, promovida pela Prefeitura em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A Feira acontece no Shopping Pátio Mix, das 10h30min às 14 horas. De acordo com a diretoria do Hospital Veterinário, todos os animais adotados têm castração garantida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) a partir dos seis meses.
Requisitos
Para que os animais sejam adotados, é necessário seguir alguns requisitos, mas, o principal de todos, é se responsabilizar por dar muito amor e carinho ao animal, promovendo condições dignas a ele. Além disso, o tutor precisa ser maior de idade e levar o RG e comprovante de residência atualizado. Vale reforçar que o CCZ, localizado na Vicentina II, passa por obras de ampliação com a criação de dois blocos. Ao final das obras, a unidade terá novos canis, depósitos, área para ganho, gatil, e depósito para lixos hospitalar, comum e reciclável. Além, claro, da reforma geral, que envolve pintura total, troca de piso, revitalização de estruturas já existentes.
Encontro com secretário de Estado de Esportes
Nesta semana, o novo secretário de Esporte de Porto Real, Carlinho Tchaia, compareceu, junto ao secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Augusto Serfiotis, ao Rio de Janeiro a fim de ser apresentado ao secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani e à equipe. Na oportunidade, foram levantadas pautas que definirão as próximas melhorias a serem implantadas no município nos próximos meses. Carlinho Tchaia, destacou que o apoio do Estado representa um passo importante para o desenvolvimento do setor no município.
Feirarte especial em Quatis
Neste sábado, dia 9, a Prefeitura de Quatis promove a FeirArte especial de Dia dos Pais. A tradicional Feira de Artesanatos do município começa às 9 horas e segue até às 14 horas, recheada de atrações para você curtir com quem mais ama, e com muita música boa: Rubian Ribeiro comanda a atração musical da feira trazendo o melhor da Roda de Samba. No local, barracas típicas de feirantes também te esperam com diversas opções de gastronomia e artesanato. A programação do dia ainda terá uma ação sobre Coleta Seletiva, da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente (SMSA).
Angra dos Reis celebra Santa Dulce dos Pobres
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com apoio da Secretaria de Cultura e Patrimônio de Angra do Reis, realiza até 13 de agosto a festa em homenagem a Santa Dulce dos Pobres. A programação inclui terços, missas, procissões e apresentações musicais. O ponto alto será no dia 13, com toque de sinos, espoucar de foguetes, missa solene, procissão pelas ruas da cidade, queima de fogos e show com a Banda Municipal de Volta Redonda.
Estratégias para Fundo Municipal de Assistência
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Sebrae, realizou uma consultoria técnica voltada à adequação do Fundo Municipal de Assistência Social. O encontro foi realizado na manhã desta sexta-feira, dia 8, no Parque de Saudade, e reuniu profissionais da Pasta e servidores da Controladoria-Geral do Município.
Atividade
A atividade foi conduzida pelo consultor Felipe Bello, especialista em gestão pública, e teve como foco principal orientar os gestores sobre a correta utilização dos recursos do fundo, alinhada às exigências legais e aos instrumentos de planejamento orçamentário, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
Edição do Rio Cello em VR
Volta Redonda será cenário da 31ª edição do Rio Cello, o maior festival de violoncelos do Brasil, que ocorrerá na próxima semana com uma programação gratuita. A edição deste ano promete ser especial, trazendo concertos, masterclasses e recitais com grandes nomes da música clássica, além de uma rica oportunidade de intercâmbio musical para jovens músicos da Orquestra de Cordas de Volta Redonda.
Programação
A programação terá início na segunda-feira, dia 11, às 19 horas, com o Concerto de Câmara na sede do Projeto “Volta Redonda Cidade da Música”, com a participação da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, regida por Sarah Higino, além de Blas Rivera (saxofone e piano), David Chew (violoncelo), Fernanda Canaud (piano) e Juliana Franco (soprano). No dia 12, o evento segue com as apresentações, às 19 horas, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior.
Aplicação de recursos da Lei Aldir Blanc
A Secretaria de Cultura de Volta Redonda e o Conselho Municipal de Cultura realizaram, na quinta-feira, 7, audiência pública para apresentar e aprovar, por unanimidade, o Plano de Aplicação de Recursos da Lei Aldir Blanc. O documento prevê investimentos em Fomento Cultural, Cultura Viva, contratação de consultoria e parceiros externos. Na ocasião, também foram anunciadas novas ações de formação cultural, em parceria com o UniFOA e o Comitê de Cultura do Estado, abordando temas como construção de portfólio artístico, elaboração de projetos e prestação de contas.
Encontro das Mulheres Negras
Seguem abertas até o próximo dia 14 as inscrições para o I Encontro das Mulheres Negras de Mobilização Regional do Médio Paraíba, Sul Fluminense e Costa Verde. O evento será realizado no próximo dia 16, no Memorial Zumbi, localizado na Rua 23, bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, das 9 às 16 horas. Fazem parte do evento as regiões que incluem os municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Volta Redonda. Angra dos Reis, Paraty, Três Rios, Itaguaí e Mangaratiba. Todos rumo à II Marcha Nacional das Mulheres negras.
Campanha Agosto Lilás
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Pinheiral participaram, nesta semana, de um encontro no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), marcando o início da campanha Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher. A atividade contou com uma palestra da coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) de Pinheiral, Carolina Cardoso de Oliveira, que abordou os diferentes tipos de violência, formas de identificação, canais de denúncia e o papel da rede de apoio no acolhimento e proteção das vítimas.
Angra promove escuta pública para aplicação de recursos culturais
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, inicia na próxima segunda-feira, 11, uma série de reuniões públicas para definir, de forma participativa, as diretrizes de aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc. Os encontros serão no Frade, 11, Vila do Abraão, 12, e Centro, 14. Nos próximos quatro ciclos de investimento, o município receberá R$ 4,7 milhões, sendo que, no primeiro, já destinou valores para o Programa Cultura Viva, comunidades quilombolas e povos originários, oficinas culturais e montagem de espetáculos teatrais.
Debatendo o futuro da Educação Digital
O professor Anrafel Fernandes, coordenador de Ensino Digital da Fundação Severino Sombra (Fusve), foi escolhido entre mais de 120 profissionais de diversos países para integrar o Core Group do OpenEU Think and Do Tank, que atua no desenvolvimento de políticas e práticas para o futuro da educação digital.
Impacto e oportunidades
A participação reforça o compromisso da Universidade de Vassouras com a inovação, internacionalização e transformação digital, além de abrir portas para parcerias acadêmicas e colaborações globais sobre o ensino superior no contexto digital.
Capacitação em Saúde Mental em Barra do Piraí
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participaram, na última quinta-feira, 7, da primeira etapa do projeto “Nós na Rede”, iniciativa do Ministério da Saúde e Fiocruz voltada ao fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O encontro reuniu equipes da Saúde Mental, Atenção Básica e UPA da Santa Casa, marcando o início de um ciclo de cinco fases de capacitação, que inclui atividades presenciais e EAD. O projeto vai qualificar atendimentos a pessoas em sofrimento mental ou com uso prejudicial de álcool e drogas, além de incentivar práticas inovadoras na rede pública.





