>
a voz da cidade 970 x 150 px

Notas & Notas

Por Andre
a voz da cidade
bnr am aniv resende 970x150

MONITORAMENTO DE MACACOS

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Vigilância Ambiental, setor ligado a Secretaria de Saúde do município, delimitou uma área na divisa da cidade para ação preventiva de monitoramento dos macacos, mesmo sem registros e classificação de alerta ou risco de febre amarela nos primatas da cidade.

Com o aparecimento de casos no Rio de Janeiro, erroneamente a culpa é colocada no macaco que não é transmissor da febre amarela. A doença do tipo silvestre é transmitida pelas espécies de mosquito Haemagogus e Sabeths, presentes em áreas de mata, e na forma urbana o transmissor é o Aedes aegypti, porém, não há registro desse tipo desde 1942 no país. “Itatiaia não tem registro de morte de macacos, não tem caso confirmado de febre amarela e está atuando de forma preventiva seguindo protocolos e orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde”, explica Alexandre Paulino, Diretor de Saúde.

PRIMATAS SÃO VÍTIMAS DA DOENÇA

A diretora de Vigilância e Saúde de Itatiaia, Rozimeire Franco, informou que os primatas também são vítimas da doença. “Eles se comportam como sentinelas e são indicadores importantes para vigilância e controle do vírus da doença. Por adoecerem primeiro, esses animais fornecem informações valiosas sobre a circulação do agente em um determinado local”, disse Rozimeire, informando ainda que a população pode avisar a Divisão de Zoonozes quando perceber algo diferente com macacos próximo de suas residências. “Matar o macaco não resolverá o problema, por isso reforçamos que o correto é avisar a Zoonoses caso o morador perceba algo de diferente com o animal que sempre está próximo de sua residência. Uma vez identificados os eventos, o serviço de saúde coletará amostra para laboratório e avaliará, por exemplo, se as populações de primatas da região ainda são visíveis e estão integrados”, destacou Rozimeire. A Divisão de Zoonoses fica funciona junto a Vigilância Ambiental na Avenida dos Expedicionários, 425, Centro, Itatiaia. O telefone para contato é o (24) 3352-4243.

PROJETO ZUMBA NA VILA ESPERANÇA

A comunidade da Vila Esperança, em Itatiaia, vai poder participar do projeto “Zumba Para Todos”. As aulas irão acontecer sempre às quintas-feiras, às 19 horas, na Associação de Moradores do bairro. A Zumba é uma atividade física aeróbica tradicional que apresenta movimentos de dança e coreografias, fazendo a mistura de vários ritmos latinos e internacionais. As inscrições podem ser feitas durante a aula ou na Secretaria de Esporte e Lazer, na Rua Dona Apolinária, s/n, Centro, anexo ao Estádio Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13h30min às 17 horas. É preciso levar cópia do RG, comprovante de residência, duas fotos 3×4 e atestado médico.

AULAS NOS POLOS

Atualmente, o projeto acontece nos polos Centro e Penedo com o objetivo de proporcionar bem-estar, elevar a auto-estima e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da atividade física. O Polo do Centro fica no Ginásio Poliesportivo Jarbas José dos Santos e a aulas acontecem segunda e quarta-feira, às 20 horas. Já n Polo Vila Esperança, localizado na Associação de Moradores, as aulas são realizadas toda quinta-feira, a partir da 19 horas. Enquanto que no Polo Penedo, na Quadra do Formigueiro, o projeto é realizado toda sexta-feira, às 17 horas. Já o Zumba Strong, acontece toda terça-feira, a partir das 19h30min no Ginásio Poliesportivo Jarbas José dos Santos.

ANGRA 2 BATE RECORDE

A melhor marca de geração elétrica da história de Angra 2 foi obtida em 2017. No ano passado, a usina produziu 11,5 milhões de megawatts-hora (MWh), suficiente para abastecer com folga a cidade de São Paulo por um ano. Além disso, a unidade operou com 97,5% de fator de capacidade. Já Angra 1 gerou 4,2 milhões de MWh, o que também figura entre as melhores marcas da usina, a despeito de ter ficado parada por quase 60 dias, entre agosto e outubro, por conta da troca dos seus transformadores principais. A tarefa foi realizada durante parada para reabastecimento. No total, a central nuclear de Angra gerou 15,7 milhões de MWh em 2017.

FACILITANDO A EMISSÃO DE ALVARÁ

Com objetivo de facilitar a emissão de documentos, foi realizado na Prefeitura de Porto Real, um encontro para definir o novo fluxograma de processos de requerimento de alvarás de localização e funcionamento, bem como a expedição de alvarás em caráter provisório. Na ocasião compareceram os secretários Jean Carlos dos Santos Silva (Governo); João Paulo dos Santos (Fazenda e Planejamento); Elias Vargas (Ordem Pública); Kléber Luis de Souza (Procuradoria Geral). Também marcaram presença, representantes dos departamentos: Defesa Civil; Vigilância Sanitária, Departamento de Tributos e Fiscalização, Fiscalização Ambiental, Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Fiscalização de Obras e Posturas.

REUNIÕES


Segundo o secretário de Governo, Jean Carlos dos Santos Silva, foi criado um grupo de trabalho com representantes dos setores responsáveis pelo trâmite de emissão de alvará. “Já realizamos algumas reuniões onde através das experiências vivenciadas definimos novos parâmetros para a elaboração de um fluxograma, padronizando o processo de licenciamento para ganhar mais agilidade e  segurança”, esclareceu.

PRAZO MENOR

O procurador geral, Kleber Luís de Souza, ressaltou que a criação do novo fluxograma vai permitir que o contribuinte possa obter a licença dentro de um prazo menor. “A definição desses procedimentos padrões permite ao contribuinte a concessão do alvará, seja ele provisório ou definitivo, dentro de um prazo efetivamente menor.  Vamos criar uma normativa, estabelecendo o caminho operacional dos trâmites processuais desse licenciamento. Dentro dos próximos 30 dias um decreto será expedido pelo prefeito, onde constará a regulamentação desse novo fluxograma”, concluiu.

CHEGANDO AO FIM

Terminam hoje as inscrições para o processo seletivo simplificado, promovido pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, cujo objetivo é o de suprir as vagas de docentes I (educação infantil e 1° segmento do ensino fundamental) e três vagas de docentes II com licenciatura em Artes para atender ao 2° segmento do ensino fundamental, além de 12 vagas para monitores de Educação Especial. Até ontem já tinha cerca de 1,7 mil inscritos. A previsão é que terminar com dois mil inscritos.

LOCAIS E SITE

As inscrições podem ser confirmadas em dois locais no Teclar (Superintendência de Tecnologia da Informação) localizada na Praça Guarda Marinha Greenhalgh, s/nº, Centro, e na Escola Municipal Francisco Pereira Rocha, situada na Estrada Angra Getulândia, s/nº, no Morro da Cruz. O Edital está disponível no site da Prefeitura de Angra www.angra.rj.gov.br. Os candidatos deverão preencher as inscrições pela internet e confirmar nestes postos mediante a apresentação dos documentos. Maiores informações sobre o processo seletivo ligar para o telefone (24)3377-1964.

VAGAS PARA RESIDENTES

Estão abertas até o dia 2 de fevereiro as inscrições para Residência Médica 2018 da Santa Casa de Barra Mansa. São dez vagas para residência em Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia. O processo seletivo é organizado pela Fundação Educacional de Volta Redonda. O treinamento é realizado no hospital em regime de tempo integral (60 horas semanais), um total de 2.880 horas anuais, com bolsa auxílio de acordo com a legislação vigente. Além de brasileiros, estrangeiros com visto no país podem participar do processo seletivo, desde que tenha graduação em Faculdade de Medicina oficializada no país.

INSCRIÇÕES

O valor da taxa de inscrição é R$ 280. Caso o candidato tenha dificuldade de acesso à internet, poderá realizar suas inscrições na secretaria da Comissão de Residência Médica (Coreme) da Santa Casa de Barra Mansa, que fica na Rua Pinto Ribeiro, nº 205, Centro, Barra Mansa – RJ. O horário para atendimento é entre 8 e 12 horas e das 14 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, exclusivamente durante o período de inscrição.

UM FATO NA FOTO

Amar é …

Dizem que existem vários tipos de amor e que o verdadeiro vai muito além do romantismo e do erotismo, sendo também tido como uma questão de empenho, trabalho, cuidado e um forte compromisso diário. Ah, que dificuldade! Será mesmo? O cantor quer descobrir quem o inventou para explicar a ele o que é. O escritor diz que amar é verbo intransitivo (inovando no contexto e definição gramatical). Já o filósofo diz que se trata de aceitação integral da vida e do destino humano. Há quem diga que se doer é apego e se não doer é indiferença. Até álbum de figurinha já inventaram com inúmeras definições. Vai ver que amar é realmente uma reticências…

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos