MUTIRÃO DO SUPERA RJ
A última listagem do programa Supera RJ foi divulgada pelo Governo do Estado e mais 262 moradores de Angra dos Reis foram contemplados pelo programa de renda mínima do Estado, que concede aos cidadãos um auxílio de até R$ 380. A lista completa dos beneficiários está disponível no site da Prefeitura de Angra. Na próxima terça-feira, dia 10, a Secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania fará um mutirão para entrega dos cartões aos beneficiários. A ação será das 9 às 15 horas na sala dos conselhos, localizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, na Praça Guarda-marinha Greenhalgh, nº 59, São Bento (Centro). Importante ressaltar que o prazo máximo para utilizar o saldo do cartão é até o dia 18 de outubro. Somente o titular do benefício pode realizar a retirada do cartão, mediante a apresentação de RG e CPF.
PRAÇA REINAUGURADA NO RETIRO
A Praça José Augusto Ribeiro (Sr. Candinho) é a quarta área de esporte, lazer e convivência entregue totalmente reformada aos moradores do bairro Retiro, em Volta Redonda, em pouco mais de um mês. E a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), pretende cumprir uma programação que inclui a reinauguração de outras 11 praças apenas no mês de outubro.
MAIS ENTREGAS
Estão previstas entregas em toda a cidade, beneficiando bairros como o Volta Grande, Vila Americana, Três Poços, Belo Horizonte, Parque das Ilhas, Morada da Colina, Vila Mury, Conforto, Jardim Amália e Laranjal.
RESTAURAÇÃO DE BRINQUEDOS
Na entrega dessa quarta-feira, dia 4, a Praça José Augusto Ribeiro (Sr. Candinho), na Rua Gelson Batista da Silva, no bairro Retiro, recebeu restauração de brinquedos e de bancos e mesa, além de pintura artística no parquinho infantil; reforma e pintura da quadra poliesportiva e troca do alambrado; o paisagismo foi revitalizado e houve plantação de arbustos e árvores; e no entorno da praça a equipe da SMI fez a recuperação asfáltica com tapa-buracos.
ENCERRAMENTO DA SEMANA DO IDOSO
Encerrando a semana em que comemorou o Dia do Idoso, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR) preparou uma série de eventos para esta sexta-feira, dia 6, sábado, dia 7, e domingo, dia 8. Abrindo a programação de encerramento, haverá atividades no Centro Integrado de Saúde e Assistência (Cisa), no bairro Nossa Senhora das Graças, com apresentação dos alunos de teclado, momento beleza, oficina temática, aferição de pressão e exposição de artesanato.
MAIS AÇÃO
Ainda nesta sexta, a AAP programou o seu tradicional baile, no salão da sede administrativa, na Vila Santa Cecília, com a banda Alfa Vale, às 20 horas. E, no domingo, tarde musical na sede campestre de Pinheiral, com vários artistas e bandas Zero Bala, Pé Quente, João Barba, Jô e Samuel, a partir de uma da tarde.
PROGRAMAÇÕES SE REPETIRÃO AO LONGO DO VERÃO
O diretor de Cultura, Esporte e Turismo da Associação dos Aposentados, Artur, Gomes de Lima, disse que programações, como essa, se repetirão ao longo dos meses de verão. “Nós programamos, juntamente com a Diretoria de Assistência Social e com o pessoal da sede campestre, uma série de eventos, priorizando os nossos associados.
O VENDEDOR DE SONHOS
A adaptação do best-seller para o palco é do próprio autor Augusto Cury. O elenco é formado por Mateus Carrieri, Milton Levy, Adriano Merlini, Fernanda Mariano, Bruno Sperança e Guilherme Carrasco.
TENTATIVA DE SUICÍDIO
A trama conta a história do personagem Júlio César (Mateus Carrieri), que tenta o suicídio e é impedido de cometer o ato por intermédio de um mendigo, o Mestre (Milton Levy), que lhe vende uma vírgula, para que continue a escrever a sua história. Juntos, convidam Bartolomeu (Adriano Merlini), um bêbado boa-praça para a missão de vender sonhos e despertar a sociedade doente. Mas a revelação de um passado conflituoso do Mestre pode destroçar a grande missão do Vendedor de Sonhos.
SEIS DEZENAS DE IDIOMAS
O livro O Vendedor de Sonhos já foi traduzido para mais de 60 idiomas e também virou filme – e é a primeira obra de Augusto Cury (o psiquiatra mais lido no mundo atualmente) a receber uma adaptação para o teatro. “Ver os atores interpretando no palco os personagens que eu construí nas mais diversas situações estressantes em que eles passaram, levando o espectador a fazer uma viagem para dentro de si mesmo para encontrar o mais importante endereço que poucos encontram, o endereço em sua própria mente, é de fato um grande prazer”, conta Cury.
NASCIMENTO DA PEÇA
A ideia de transformar o livro “O Vendedor de Sonhos” para o teatro nasceu durante a realização das palestras do Dr. Augusto Cury, pela Applaus, com direção de Luciano Cardoso, com mais de 33 anos de experiência nos cenários musical e das artes. “Um dia, após uma palestra, o Augusto me disse que sonhava em ver a obra dele no cinema e me convidou para produzi-la. Eu vinha percebendo que estava em franca expansão a questão de as pessoas discutirem as suas emoções, em especial um tema muito delicado, que é a prevenção ao suicídio, infelizmente algo crescente em nossa sociedade. E sabendo da relação muito próxima de atores e plateia, o que poderia ser positivo para que tocasse as pessoas, como vem ocorrendo pelo Brasil afora e até no exterior, acreditamos. O retorno que todos nós recebemos e o impacto positivo que a obra gera, é realmente muito gratificante”.
OFICINAS ‘CULTURA RESPONDE’
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação Cultura, abriu, nesta semana, as inscrições para as oficinas da Lei Paulo Gustavo (LPG). Os editais estão abertos a propostas até o dia 26 de outubro e, na próxima quarta-feira, dia 11, serão realizadas oficinas para orientar e tirar dúvidas dos agentes culturais sobre os procedimentos de inscrição.
O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, comunicou que as oficinas são espaços fundamentais para democratizar o acesso aos editais e aos recursos da LPG. “Além das oficinas faremos vídeos explicativos, atendimento virtual nos canais de comunicação da Fundação, entre outras ações. Nossa equipe está mobilizada e com disponibilidade para atender os agentes culturais de Barra Mansa”, destacou. As inscrições para as oficinas são feitas de forma online através do link: https://forms.gle/DWjMcYhS3qoRvyh9A.
UM FATO NA FOTO
Mostra Mulheres Incríveis exposta no Sider Shopping
Em alusão ao Outubro Rosa, a fotógrafa Fabíola Ito apresenta a exposição: ‘Mulheres Incríveis’, que reúne fotografias de mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama e pela mastectomia. A mostra é resultado do projeto Mulheres Incríveis, que nasceu em 2018, para apresentar em sua essência mulheres que buscam se reconhecer novamente, após as duras etapas do tratamento. “Na verdade, minha intenção nunca foi fazer destas mulheres apenas modelos fotográficas. Meu objetivo é que elas fossem modelos de superação para a comunidade, vozes usadas para falar sobre a prevenção e autocuidado, lembrar que a sua chance de cura aumenta se a doença for descoberta no começo. Estas mulheres ilustram uma pequena porcentagem de pessoas acometidas pelo câncer de mama no Brasil e no mundo. Algumas tiveram suas vidas devastadas pela doença; perderam seus maridos, seus cabelos, seus cílios. Sentiram dor, seu corpo teve limitações físicas e mudanças estéticas, mas todas estão tentando se superar”, pontuou Fabíola. A mostra pode ser visitada no térreo do Sider Shopping, no horário de funcionamento do empreendimento, a entrada é gratuita e a classificação é livre.