Notas & Notas – 29 de novembro de 2018

0

MUDANÇA NO TRÂNSITO
Desde ontem os motoristas que passam na Rua 33, uma das principais da Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, vivenciaram uma mudança. A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (Stmu) implantou nova sinalização horizontal, transferindo as vagas de estacionamento para o lado dos canteiros centrais da Rua 33. A medida, que quase dobra o número de vagas na via – de 90 para 170.
ADIADA
Aconteceria ontem a reunião para definir o relator do Conselho de Ética da Alerj que seria responsável por analisar o pedido de cassação de dez deputados presos. Essa seria a sexta reunião convocada, mas foi a quinta em que não houve quórum para deliberação. Na semana passada foi a única fez que se reuniram, após um ano da prisão dos deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do MDB, na Cadeia Velha. Outros sete deputados estão presos.
VIDA DE DOM WALDYR CALHEIROS
Nesta sexta-feira completa cinco anos da morte do Dom Waldyr Calheiros. Para relembrar a vida do bispo que ficou conhecido no Brasil como o defensor das causas dos trabalhadores, uma missa será celebrada às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora das Graças, em Volta Redonda. A missa também será em intenção dos três operários: William, Valmir e Barroso, mortos durante a greve de 1988.
FOGO NA CAMA
Policiais da 51ª Delegacia de Paracambi capturaram, nesta semana, Hugo Alfeld de Souza, de 26 anos, acusado de ter colocado fogo na cama onde sua ex-esposa estaria dormindo. De acordo com os agentes, contra Hugo havia um mandado de prisão pendente expedido pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O crime ocorreu em 2015 e ele foi encontrado em Paraíba do Sul.
ATIVIDADES DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O mês de novembro é dedicado a atividades de fomento à cultura afro em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20. Com slogan ‘Preto é Poder’, Barra Mansa teve uma programação especial de eventos voltados para essa temática, tendo como referência a valorização e conscientização. A Semana da Consciência Negra faz parte do Calendário Cultural do município, previsto no Sistema Municipal de Cultura SMCBM, Lei 4.602/2016.
NATAL ILUMINADO
Ontem, a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Administração, realizou o pregão presencial de número 97/2018 para a licitação do projeto ‘Itatiaia Iluminada 2018’, responsável pelo evento ‘Natal Iluminado de Itatiaia’. Há pelo menos cinco anos que a cidade aguardava o retorno do evento tradicional na cidade. Desta vez estão previstas além das cerimônias regionais, a decoração com enfeites natalinos e uma árvore de aproximadamente seis metros de comprimento, que será instalada em frente ao Portal Penedo.
SIMULADO DE EVACUAÇÃO EM ITATIAIA

Foto: Divulgação

Alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Wagner Guimarães, no bairro Campo Alegre, participaram na manhã de quinta-feira de um simulado de evacuação com foco na mobilização preventiva e no escape rápido e seguro. A ação marcou o Dia Estadual da Prevenção de Desastres, celebrado no dia 29, comemorado em todo o Estado do Rio de Janeiro. O simulado, uma ação conjunta com a equipe do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (SIEDEC) foi proposta pelo Estado e aconteceu a partir das 10 horas, simultaneamente com outras unidades de ensino público do Estado. O objetivo foi treinar a desocupação de pelo menos uma escola pública, em cada município, simbolizando os 35 anos da SEDEC/RJ – Secretaria Estadual de Defesa Civil e envolvendo assim cerca de 35 mil pessoas da Comunidade Escolar.
AÇÃO
Durante a ação os alunos receberam dos agentes orientações sobre toque da sirene, rota de escape, entre outras. O simulado mobilizou 250 pessoas entre estudantes e profissionais. “A data de 29 de novembro foi escolhida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para marcar o Dia Estadual de Redução de Desastres e pelo segundo ano foi realizada essa ação na escola. Além dessa atividade também já realizamos várias outras para crianças e adolescentes, como palestras sobre o trabalho da Defesa Civil no Centro de Referência da Assistência Social. Para 2019 o nosso projeto é dar continuidade as atividades nos colégios passando o nosso conhecimento para os estudantes”, disse o diretor da Defesa Civil, Valdair do Nascimento.
FALANDO SOBRE AEDES
A equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda realizou, nesta semana, ações educativas pela Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti, comemorada entre os dias 25 e 30 de novembro. Cerca de dez agentes aproveitaram o público e a abrangência da Feira Livre, já que está a cada dia em um bairro diferente da cidade, para fazer a distribuição de panfletos informativos e dar orientações à população sobre as medidas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
RECITAL DE VIOLINO ENCANTA PÚBLICO

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O recital dos alunos do curso de violinos e violoncelo, do Projeto “A Música Venceu”, encantou a plateia, na noite de quarta-feira, na Casa da Cultura de Itatiaia. Conduzido pelo professor de música do projeto, Moisés Pereira, os alunos tocaram músicas clássicas, eruditas, populares e até marcha nupcial e um tema natalino, mostrando aos presentes o que aprenderam nas aulas de música durante todo o ano de 2018. “A Música Venceu” é realizado pela Fundação Bachiana Filarmônica, com o patrocínio da Jaguar Land Rover, e a parceria da prefeitura. O professor, Moisés Pereira, destacou a importância da presença dos familiares e amigos dos alunos e ainda da população em geral.
PROJETO
As aulas de violino e violoncelo fazem parte do Projeto “A Música Venceu” que é idealizado e dirigido pelo mundialmente renomado Maestro João Carlos Martins. O projeto é uma realização da Fundação Bachiana Filarmônica, patrocinado pela Jaguar Land Rover, e tem a parceria da Prefeitura de Itatiaia, com o objetivo de fortalecer o vínculo da música clássica erudita entre as crianças e os adolescentes. Para o assessor especial de Cultura, Rafael Fioratto essa parceria é importante para o município. “Ver a apresentação desses alunos nos confirma o quanto as parcerias são importantes para a cultura da nossa cidade”, disse Fioratto.
CAMPEONATO DE GAMES
Neste sábado, dia 1°, a partir das 13 horas, será realizada a grande final do primeiro Campeonato de Games das Escolas Municipais de Volta Redonda, no Teatro Municipal Maestro Franklin, no Colégio Getúlio Vargas. Durante a final acontecerá, além dos jogos, um desfile de Cosplay. O evento é aberto à população, com entrada gratuita. Promovido pela Coordenadoria Municipal da Juventude, 27 finalistas de 14 escolas estão envolvidos diretamente na competição e estarão disputando o título. Os outros alunos participam através de torcidas e apoio à suas escolas.
ESTUDANTES
Na fase de grupos, participaram alunos do 9º ano e do Ensino Médio das escolas da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) e dos Colégios da Secretaria Municipal de Educação. Cada turma escolheu dois representantes para o campeonato, sendo um para a disputa do jogo Fifa 2019 e o outro para o Just Dancer 2018. Foram realizadas mais de 20 partidas, onde saíram os finalistas de cada escola. “Os três primeiros colocados ganharão, além do troféu de campeão, uma vaga no time de e-games de Volta Redonda. Temos muitos adeptos dos e-games em nossa cidade e esse número só tende a crescer”, destacou o Coordenador Municipal da Juventude, Luciano Campos.
CASA DO PAPAI NOEL
As entidades CDL, ACIAP e Sicomércio, juntamente com a Prefeitura de Barra Mansa, convidam a toda a população para prestigiar a inauguração da Casa do Papai Noel 2018, que abre suas portas ao público nesta sexta-feira, dia 30, trazendo mais alegria e magia à Praça da Liberdade, no Centro. O evento de abertura está marcado para às 18h30min e deve contar com grande público. Após a inauguração, a Casa do Papai Noel permanecerá aberta todos os dias, incluindo sábados e domingos, até 2 de janeiro. A entrada será gratuita.
DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL
Com o tema “Humanizar-se” a Escola Municipal Miguel Barbosa Júnior, localizada na área rural de Pinheiral, realizou na manhã da última quarta-feira um evento de culminância do trabalho pedagógico realizado durante o ano letivo. O objetivo do projeto foi trabalhar a diversidade cultural e étnico-racial com os alunos e a comunidade escolar. O evento contou com apresentações culturais, exposições de trabalhos, jogral e desfile de beleza além da participação do grupo coletivo Flor de Maio.
DESTAQUE EM GESTÃO DE PESSOAS
A Unimed Volta Redonda conquistou a classificação entre os três melhores na categoria Média e Grandes Empresas do Prêmio Ser Humano 2018, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ). O prêmio é um reconhecimento às melhores práticas em gestão de pessoas do país. O case apresentado pela Unimed Volta Redonda foi o “Talentos para o Futuro”. O projeto foi pensado como uma iniciativa para identificar talentos e prepara-los para que no futuro assumam cargos de liderança. Além de contribuir com o desempenho do colaborador, o #talentosdofuturo coopera com a melhoria na comunicação, nos relacionamentos profissionais e motivação entre os profissionais de diferentes setores.
FÓRUM
Apresentar as práticas integrativas e complementares do SUS (Sistema Único de Saúde) oferecidas em Volta Redonda para os profissionais da Rede Municipal de Saúde para que saibam identificar as demandas entre a população foi o principal objetivo do fórum realizado na manhã de ontem. O encontro com cerca de cem profissionais, entre médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, foi no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB). De acordo com a coordenadora da Área Técnica de Práticas Integrativas da Secretaria de Saúde, Fabíola Angelita Martins, Volta Redonda oferece quatro tratamentos complementares: homeopatia, terapia comunitária, acupuntura e fitoterapia – por meio da Farmácia Viva.
RIO WATER WEEK
Mais de duas mil pessoas passaram pelo Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, durante os três dias da Rio Water Week. Realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), o evento reuniu profissionais do Brasil e do mundo, comunidade acadêmica, empresas, ambientalistas e organizações para discutir a água, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: ODS 6 – Água e Esgoto para Todos até 2030, distribuídos em nove temas, 20 Tópicos e 35 Sessões, que abordam políticas públicas e soluções tecnológicas.
PARTICIPAÇÃO DA REGIÃO
Os participantes puderam acompanhar palestras, roda de diálogos, Startups, cases e mesas redondas, que aconteciam simultaneamente em sete salas. Os visitantes puderam participar de mesas de debates com os diretores dos Comitês do estado do Rio, com participação de José Arimathéa Oliveira, presidente do Comitê Médio Paraíba do Sul em Volta Redonda-RJ, responsável pela gestão hídrica dos rios afluentes do Paraíba do Sul em 19 cidades do Sul Fluminense; Matheus Cremonese e Eduardo Dantas, vice-presidente e secretário do Ceivap, o Comitê Nacional integrador do Rio Paraíba do Sul, sediado em Resende e; Julio Cesar Antunes, diretor geral do Comitê Guandu-RJ, que mesmo situado em Seropédica, abrange os municípios de Piraí, Rio Claro, Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontim, Miguel Pereira e Vassouras.
REFORÇANDO SINALIZAÇÃO

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Ordem Pública, e em parceria com a Guarda Municipal e a Coordenadoria de Trânsito e Transporte (Coortran), realizou na terça e quarta-feira, dias 27 e 28, a sinalização e fiscalização no trânsito do distrito de Nossa Senhora de Amparo. O objetivo foi proibir o tráfego de veículos pesados – caminhões e carretas acima de três eixos; no perímetro urbano da localidade, previsto no decreto nº 8939, de 25 de agosto de 2017, assinado pelo prefeito Rodrigo Drable. A desobediência por parte dos motoristas é passível de multa e medidas administrativas cabíveis através do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
UM FATO NA FOTO
Apresentando a Deus seus problemas

Foto: André Matheus

Os membros da Igreja Metodista Wesleyana, o bairro Ano Bom, em Barra Mansa, se reuniram na noite de quarta-feira, dia 28, para mais um culto religioso no Ponto de Pregação localizado ao lado da sede do A VOZ DA CIDADE. O pregador da noite, seminarista Alexsandro Dias dos Santos, fez a leitura da Palavra de Deus, que está no livro de Marcos, capítulo 10: 46-52, fazendo as reflexões voltadas para o tema em que a mensagem do Evangelho norteava: “Apresentando a Deus seus problemas”. O seminarista destacou aos presentes que, quem serve a Deus, não tem que temer pelos problemas do dia a dia, pois Deus cuida de todas as coisas no Seu tempo. O tempo de Deus é diferente do tempo do homem. Os cultos acontecem às quartas-feiras, a partir das 19h30min, e é aberto a todos.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !