FÓRUM E CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação Cultura (FCBM) e do Conselho Municipal de Cultura (CMCBM), vai realizar o Fórum e a Conferência Municipal de Cultura. Os eventos acontecerão no sábado, dia 26, às 9 h e às 13 horas, respectivamente, no Parque de Saudade.
OBJETIVOS
O Fórum tem o objetivo de analisar as políticas públicas e determinar o calendário cultural de 2024 de Barra Mansa. A Conferência Municipal tem como foco eleger os delegados que representarão a cidade na conferência estadual e analisar as metas do Plano Municipal de Cultura (PMC).
IMPORTÂNCIA DOS EVENTOS
O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, falou sobre a realização do evento. “Esse é um momento muito importante para a construção das políticas culturais de Barra Mansa. O Fórum e a Conferência são as duas plenárias principais de participação popular no nosso município, e aproveito para fazer o convite para que a população participe”, concluiu.
TODA HISTÓRIA É UM RIO
Imagine-se às margens do Rio Paraíba do Sul, testemunhando as memórias entrelaçadas de uma comunidade que cresceu e prosperou ao longo de suas águas. Essa é a proposta da exposição imersiva “Toda História é um Rio” que, por meio de obras interativas, celebra as histórias e memórias de pescadores, lavadeiras e dos moradores do bairro Surubi, em Resende. A mostra acontece no Sesc Barra Mansa nos dias 26, 27 e 29 deste mês. A entrada é gratuita.
CINCO OBRAS EXPOSTAS
O projeto tem o audiovisual expandido como fio condutor da instalação. Ao todo são cinco obras que propõem uma jornada interativa em que o visitante poderá percorrer diferentes espaços que simbolizam e recriam fatos marcantes da criação de um dos bairros mais antigos da cidade de Resende e até mesmo sentar em um banco de praça e contemplar a paisagem do Rio Paraíba do Sul.
FESTA RELIGIOSA
Nesta semana acontece em Paraíba do Sul, a tradicional festa em devoção ao Bom Jesus de Matosinhos, que comemora 250 anos na edição deste ano. Realizada anualmente, sempre no último domingo do mês, o Santuário de Matosinhos, no distrito Werneck, recebe cerca de 60 mil pessoas nos dez dias de celebração. Declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Rio, através do projeto de lei aprovado em 2021, a Festa de Bom Jesus de Matosinhos reúne fiéis e romeiros na devoção ao Jesus Crucificado, símbolo de fé e milagres. A festa que teve início na última sexta-feira, dia 18 segue até domingo, dia 28, intercalando a parte religiosa, com missas e batizados, com a parte social, com barracas típicas e apresentações culturais.
ORIGEM
O início da devoção ao Bom Jesus de Matosinhos, em Paraíba do Sul, originou dos camponeses portugueses, advindos da Vila de Matosinhos em meados do século XVII, se fixaram no distrito sul-paraibanos abrindo roças de subsistência com pequenas plantações e cabeças de gado. Devotos do Bom Jesus, por volta de 1773, ergueram no local uma pequena e rústica ermida de pau-a-pique, em louvor ao Bom Jesus Crucificado. Com a frequência de fiéis, romarias e pagamentos de promessas, é elevada a Curato (igreja menor ou de uma capela com batistério) por volta de 1776. Em 1862, foi construída a segunda, que ficou em ruínas. A igreja atual foi erguida em 1959.
SORTEIO DE BOXES
A Prefeitura de Volta Redonda fará o sorteio para permissão de uso de 62 boxes divididos entre os mercados populares nos bairros Vila Santa Cecília, Centro (Avenida Amaral Peixoto), Aterrado e Retiro no próximo dia 1º de novembro às 9 horas, na Ilha São João. Os interessados em participar devem fazer o credenciamento no Banco da Cidadania, que administra os centros comerciais, entre os dias 4 de setembro e 6 de outubro, das 9 horas ao meio-dia e das 13 às 16 horas, na Rua Antônio Barreiros, nº 194, bairro Nossa Senhora das Graças, na sede da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac).
DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA
É obrigatória a apresentação de cópia do CPF com comprovante de regularidade; cópia da cédula de identidade ou outro documento de identificação com foto como a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); comprovante de residência; e folha resumo de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), que é feita nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
PERCENTUAL PARA PCDS
De acordo com a Lei Municipal nº 5.419/ 2017, fica garantido o percentual de 10% reservado para Pessoas com Deficiência (PCDs) em todos os projetos sociais da prefeitura, destacando-se os boxes dos mercados populares.
CASO 123 MILHAS
Pessoas que tiveram suas viagens canceladas pela 123 Milhas, agência de viagens online, devem procurar o Programa de Proteção ao Consumidor (Procon) de Volta Redonda. A orientação é do coordenador do órgão, João Silveira Neto. “Se o consumidor tiver alguma viagem marcada, confirme com a empresa área, pedindo que ela esclareça a situação. É importante que toda a comunicação seja registrada. Por isso, procure o Procon e registre a reclamação. Tem que ser feita também uma ação no Juizado de Pequenas Causas para poder garantir os seus direitos, mas em primeiro lugar procure o Procon”, frisou Silveira Neto, informando que o órgão está localizado na Rua Leopoldo Marçal, Nº 117, no bairro Aterrado e que o telefone de contato é o (24) 3339-9205.
SUSPENSÃO DOS PACOTES
Na última sexta-feira, dia 18, a empresa anunciou a suspensão dos pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional, chamada “Promo”. A medida atinge as viagens já contratadas da linha, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023. A empresa afirmou que irá devolver os valores pagos pelos clientes por meio de vouchers que poderão ser trocados por passagens, hotéis e pacotes da própria 123 Milhas.
REVIT BM
A Prefeitura de Barra Mansa segue avançando com as ações do Revit BM, um programa de revitalização que abrange os principais acessos e áreas centrais do município, incluindo praças e áreas de convivência. Seu principal foco é na melhoria do aspecto visual e na qualidade de vida do munícipe.
A TODO VAPOR
O subprefeito da Região Leste e coordenador do Revit BM, Marco Chiesse, falou dos serviços executados nesta terça-feira, dia 22. “O Revit BM continua a todo vapor. Hoje nós estamos abrindo os canais que se encontravam assoreados e erguendo um muro de contenção aqui na Beira-Rio, na Avenida Argemiro de Paula Coutinho. Também estamos terminando as podas de árvores e a limpeza mais fina, próxima a Ponte Ruth Coutinho, mais conhecida como a Ponte do Fórum”, revelou, acrescentando que a pintura da Ponte dos Arcos também está sendo realizada.
PONTE RUTH COUTINHO
A Ponte Ruth Coutinho, uma obra do Governo do Estado, está em sua reta final e próxima de ser entregue. O coordenador do Revit BM, Marco Chiesse, fiscalizou os serviços executados e alinhou algumas ações que a prefeitura irá realizar. “Aproveitamos os trabalhos de hoje aqui na Avenida Argemiro de Paula Coutinho para ver o andamento da obra. Além disso, alinhamos com os técnicos da Secretaria de Manutenção Urbana como será a iluminação da ponte após a conclusão do Estado”, concluiu.