CURSOS DE MONITOR DE CRECHE E MEDIAÇÃO ESCOLAR
A agenda de cursos de março do projeto Capacita Resende, segue aberta, e a inscrições podem ser feitas clicando aqui. Totalmente gratuitos, os cursos online são realizados pela Estácio Resende em parceria com a Prefeitura de Resende.
CRONOGRAMA
Nesta quinta-feira, dia 3, (módulos 1 e 2) e 10 de março (módulos 3 e 4), será abordado o tema Mediação Escolar, ministrado pela professora da Estácio, Cristiane Rodrigues. Já no dia 5 de março, acontecerá o curso de Monitor de Creche, ministrado pela professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Estácio Resende, Carollini Graciani. Este curso foi um dos mais procurados na primeira edição em 2021 e este ano será aberto apenas para quem não conseguiu realizar o curso no ano passado. As vagas são limitadas e ao término da capacitação, os participantes recebem um certificado.
PROJETO VERÃO TÔ NO RIO
O Projeto “Verão #TôNoRio” da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) contempla músicos de Pinheiral por meio da Secretaria De Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo (SEMECULT). A iniciativa conta com contêineres ‘instagramáveis’ (algo que desperta o desejo de registrar uma imagem e publicá-la em redes sociais) em pontos estratégicos de interesse turístico. O projeto será realizado em várias cidades do estado até o fim do mês de março. Os artistas Marcos Russoni, Nandão e Banda com participação de Talita Marçal e Anselmo se apresentam no próximo dia 6 no Posto 4 em Copacabana.
DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa elaborou uma intensa programação voltada para o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. As ações visam, principalmente, a prevenção de doenças e o combate à violência, seja no âmbito familiar, social ou profissional. Uma das iniciativas será realizada na Clínica da Família, no bairro Vista Alegre. Às 8 horas, está prevista a abertura do evento com a presença da vice-prefeita do município, Fátima Lima. A programação inclui aumento na oferta de exame preventivo de câncer de colo de útero (Papanicolau), teste rápido para detecção IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), roda de conversa, consultas e orientações médicas, além de avaliação da saúde bucal e exposição de trabalhos manuais
MAIS ATIVIDADES
Os cuidados com a beleza também integram o calendário. Por isso, haverá a representação de cosméticos, design de sobrancelha e corte de cabelos. As ações têm apoio das equipes do Nasf (Núcleo de Atendimento à Saúde da Família) e do Cempes (Centro de Medicina e Projetos Especiais).
CHECK-UP DE ANIMAIS
O Zoológico Municipal de Volta Redonda (ZOO-VR) iniciou na última semana um check-up nos animais. O zoológico tem 260 animais de 105 espécies, que passam por uma avaliação preventiva com exames clínicos e laboratoriais, anuais. Dependendo da espécie e da necessidade esse prazo pode ser alterado. Para a realização dos procedimentos, a equipe do ZOO-VR contou com a parceria de uma junta médica com mais de 15 profissionais, entre médicos veterinários de diversas especialidades: anestesiologia, cardiologia, oftalmologia, odontologia e ortopedia, além de biólogos e estagiários de Volta Redonda e do Rio de Janeiro.
CONDIÇÕES DOS ANIMAIS
O diretor do Zoológico Municipal de Volta Redonda, o biólogo Jadiel Teixeira, explicou que o check-up completo é para verificar as condições de cada animal como um todo, de forma preventiva. “O objetivo é encontrar possíveis problemas de maneira precoce nos animais, através da medicina preventiva. Com os exames de imagem e laboratoriais, é possível acompanhar o estado de saúde de cada animal e direcionar intervenções ou tratamentos necessários”, disse.
PRIMEIRO PACIENTE
O primeiro animal a receber a avaliação de rotina foi o felino ‘Tom’, um tigre siberiano que chegou ao Zoológico Municipal no fim do ano passado. O tigre nasceu no Zoológico Pomerode BioParque em Santa Catarina. Tom tem 12 anos e pesa 350 quilos, é um grande felino. As características que mais se destacam da espécie: veloz, bom caçador e nadador. O médico veterinário e biólogo do Rio de Janeiro, Jeferson Pires, foi um dos profissionais da junta médica que participou do check-up no felino ‘Tom’. Os exames clínicos e laboratoriais do animal ainda estão sendo avaliados. O check-up no tigre siberiano durou mais de duas horas, ele foi sedado para que os profissionais pudessem fazer os exames.
MARÇO LILÁS EM PARAÍBA DO SUL
O tema “Março Lilás” chama a atenção das mulheres para a conscientização sobre a importância da realização do exame preventivo pelo menos uma vez ao ano. Para isso a unidade de saúde Casa da Mulher de Paraíba do Sul oferece atendimento ginecológico e exames preventivos gratuitos para a população. No dia 9 de março, a partir das 8 horas, a Casa realizará uma palestra com o ginecologista e obstetra Dr. José Melo sobre a importância de detectar o câncer de colo uterino na fase inicial. “A campanha “Março Lilás” é muito importante para lembrar as mulheres sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca)”, afirma a coordenadora da unidade, Juliana de Carvalho.