>
a voz da cidade 970 x 150 px

Notas & Notas – 16 de julho de 2024

Por Andre
a voz da cidade
bnr am aniv resende 970x150

PETS TAMBÉM SENTEM FRIO

Foto: Depositphotos


Com a chegada do inverno, a redução das temperaturas e da umidade relativa do ar podem contribuir para um maior risco e ocorrência de enfermidades em animais. O alerta é do médico veterinário Raphael Castro. O doutor em Engenharia Biomédica e Sanitarista especialista em Saúde Pública, adverte que a redução da temperatura dos animais, ainda que não alcance os níveis extremos mais graves, impactam no funcionamento natural de muitos processos biológicos, como a manutenção de um sistema imunológico ativo e eficiente. Com o sistema imunológico fragilizado, os pets se tornam suscetíveis ao adoecimento por bactérias, vírus e muitos outros agentes infecciosos e parasitários.

AJUSTANDO COMPORTAMENTO

“Nessa época de frio, os animais ajustam seu comportamento visando resistir às condições adversas do meio ambiente. Cães e gatos passam a se abrigar muito próximo, por vezes em contato direto uns com os outros, objetivando melhor manutenção mútua da temperatura corporal. Essa proximidade eleva o risco da transmissão de doenças infecciosas e parasitárias, seja a partir de secreções respiratórias ou do simples contato direto (casos dos parasitas de superfície, como sarna, pulga, carrapatos e piolhos)”, destaca.

DOENÇAS

O veterinário disse que enfermidades como a cinomose e a doença respiratória infecciosa em cães são mais frequentemente observadas no inverno. Já a rinotraqueíte, a calicivirose e a panleucopenia, mesmo não sendo exatamente relacionadas ao período de inverno, podem ser potencializadas nessa época, principalmente em gatos não vacinados de abrigos ou colônias de rua.

DOAÇÃO DE SANGUE EM BARRA MANSA

Foto: Depositphotos


O Hemonúcleo de Barra Mansa está reforçando a importância de novas doações para estabilizar o estoque na unidade. Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, principalmente os tipos sanguíneos A-, B-, AB-, O-, que se encontram em nível baixo, e o tipo B+ (estado crítico). Os demais (O+, A+ e AB+) aparecem com estoque considerado adequado.

SALVANDO VIDAS

Segundo a coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, o processo de doação é rápido e pode salvar muitas vidas. “É de suma importância que as pessoas se conscientizem e se solidarizem. A coleta é rápida e será usada para beneficiar diretamente muita gente que está precisando. A colaboração é essencial e o ato voluntário é de grande relevância para a sociedade”, ressaltou.

QUEM PODE DOAR?

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para idosos, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Para menores de idade, somente mediante autorização dos responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Em caso de tatuagem, é necessário aguardar seis meses após a sua realização. O Hemonúcleo está localizado na Rua Pinto Ribeiro, 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro. As doações são captadas de segunda a sexta-feira, entre 7 e 11 horas, exceto feriados. O telefone para mais informações é o (24) 3512-0788.

CONEXÕES INVISÍVEIS

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação Cultura, vai abrir nesta quinta-feira (18) a exposição ‘Conexões Invisíveis’, com trabalhos do artista Antônio Geraldo. A mostra será aberta para visitação na sexta-feira, dia 19, na Galeria Clécio Penedo, que fica no interior do Palácio Barão de Guapy, no Centro. A exposição consiste em um processo artístico feito com um jogo de luz e sombra, de tons claros e escuros. Antônio se utiliza de um emaranhado de cabos de fibra óptica que se estendem pelas paredes formando possibilidades infinitas.

ATÉ AGOSTO

Os visitantes poderão conferir a apresentação entre os dias 19 de julho e 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 15 horas.

INTERDIÇÃO EM VOLTA REDONDA

A Rua Major Aguiar, no Centro, estará interditada entre 9 e 16 horas, nesta terça-feira, dia 16, para serviços de manutenção no Viaduto Heitor Leite Franco. Os trabalhos, que serão realizados pela Secretaria Municipal de Obras, contarão com apoio da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana.


ESCOLAS E CRECHES RECUPERADAS

Com mais de cem unidades, entre escolas e creches, atendendo a cerca de 40 mil crianças e adolescentes, a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), tem investido no setor desde 2021 para oferecer aos estudantes da rede municipal de ensino uma educação de qualidade. Além da própria formação escolar e dos cuidados com os mais jovens nas creches, a SME mantém diversos programas, como as turmas de robótica que participam de competições nacionais, mas sem esquecer de outro ponto essencial, a estrutura física onde os jovens passam boa parte de seus dias.

INVESTIMENTO

Em três anos e meio, o governo municipal investiu na reforma e revitalização de escolas e creches, a construção de uma nova unidade e, por meio de parceria com a Light, passou a ter energia limpa e renovável, que ainda resultará em economia para os cofres públicos, que poderá investir o valor em outras necessidades da educação.

PROCESSO DE RECUPERAÇÃO

Dentro do processo de recuperação da Educação do município, a prefeitura já realizou a reforma em 16 unidades, sendo oito escolas e oito creches. Ainda em 2021, passaram por melhorias o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vera Lucia Silveira Braga, no bairro Volta Grande; e as escolas municipais Tocantins, no Retiro; Professora Marizinha Felix Teixeira de Lima, no bairro Três Poços; e Amazonas, também no Retiro, rebatizada no último dia 5 com o nome da ex-secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção (Tetê), que morreu em 2022.

HSJB AMPLIA NÚMERO DE CIRURGIAS REALIZADAS

Com investimentos e melhorias, o Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, vem ampliando o número de cirurgias realizadas. O último balanço divulgado pelo HSJB, referente à quantidade de procedimentos de janeiro a junho deste ano, aponta a realização de 2.818 cirurgias, número, 10,81% maior que o registrado no mesmo período do ano passado (2.543), um total de 275 procedimentos cirúrgicos a mais.

DADOS DIVULGADOS

Dados divulgados pela unidade mostram que no primeiro semestre foram realizadas 761 cirurgias de traumato-ortopedia; 634 de gineco-obstetrícia; 561 urológicas; 527 cirurgias gerais; 82 vasculares; 82 neurocirurgias; 60 oftalmológicas; 59 cirurgias toráxicas; e 49 de buco-maxilo, entre outras.

Os investimentos feitos pela prefeitura auxiliam também na diminuição do tempo de recuperação e internação e, consequentemente, do índice de mortalidade.

REFORMA E AMPLIAÇÃO

As melhorias já implantadas no Hospital São João Batista se somam à reforma e ampliação que a unidade está passando, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e o Governo do Estado. A obra envolve a construção de uma edificação de cinco pavimentos, sendo três andares de estacionamento com 70 vagas, e que será interligada à estrutura

UM FATO NA FOTO

MORRE JORGE LUIZ BROCHADO

Aos 66 anos, o também ex-técnico de futebol sofreu um mal súbito em casa, na manhã desta segunda-feira/Foto: Divulgação


O ex-jogador de futebol e técnico Jorge Luiz Brochado, de 66 anos, morreu na manhã desta segunda-feira, dia 15, após um mal súbito em sua casa, no Centro de Barra Mansa. Uma equipe do Samu foi acionada, mas ao chegar ao local constatou o óbito. O enterro aconteceu ontem mesmo em Barra Mansa. Jorge Luiz era casado com Estefânia Rezende e pai de dois filhos, Jorge Pereira e Maria.

Jorge Luiz passou pelo Flamengo e disputou o mundial Sub-20 na Tunísia, onde o Brasil ficou em terceiro lugar. Passou também pelo Cruzeiro e foi jogar depois pelo Al Nassr, da Arábia Saudita. Jogou ainda nos times do Joiville, Guarani, Athlético Paranaense, Portuguesa, Londrina, Pinheiros, passando ainda pelos Estados Unidos.  Como treinador, trabalhou nas divisões de base do Volta Redonda e dirigiu o Barra Mansa, além de outras equipes no Paraná. Jorge cursou educação física no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos