Notas & Notas – 4 de fevereiro de 2019

0

CAPACITAÇÃO PARA CUIDADORES

Setenta e três pessoas participaram, ontem, de uma capacitação para cuidadores da educação especial. Todos foram aprovados no processo seletivo da Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda (SMS-VR). A ação, que aconteceu no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), no bairro Aterrado, em Volta Redonda, teve como objetivo dar informações sobre as características e necessidades dos alunos que são atendidos na rede.

SEGUNDA DISCUSSÃO

Hoje tem sessão ordinária na Alerj. E uma das pautas prevê a votação de um projeto de lei da autoria da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB) e do ex-parlamentar Dr. Julianelli (PSB). O projeto, que será votado em segunda discussão, proíbe que pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha assumam cargos em comissão nos órgãos da administração pública estadual.

POLO AQUÁTICO

No último domingo a Praia Grande recebeu o Polo Aquático dos Reis, evento esportivo realizado através de uma parceria do projeto ‘Polo na Praia’ com a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, via Secretaria Executiva de Esporte e Lazer. O objetivo do evento foi apresentar o esporte aos que não conheciam ou ainda não haviam praticado a modalidade. Participaram mais de 20 pessoas.

FURTO EM COMÉRCIO

Na madrugada de ontem, um hortifruti, que fica na Rua Bom Jesus, no bairro Boa Vista, em Barra Mansa, foi furtado. Segundo registro da 90ª Delegacia de Polícia (PM), os militares estiveram no estabelecimento e conseguiram recuperar, em três mochilas, frutas, legumes e doces levados pelos criminosos. Ninguém foi preso.

REFORÇANDO A FROTA

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Resende recebeu, na última sexta-feira, dia 1, dois caminhões da Volkswagen para reforçar a frota da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Os veículos, do tipo Baú Delivery 9.170 e Carroceria Delivery 9.170, foram entregues no pátio da sede da administração municipal.  Com isso, o governo segue com processo de renovação da frota de veículos e máquinas, visando ajudar nos trabalhos de rotina da cidade. A prefeitura ainda aguarda a chegada de mais oito caminhões, que já foram comprados e serão destinados ao mesmo setor.

EM BOA HORA

O secretário de Obras, Victor Sampaio, destacou a importância da chegada dos veículos ao município. “A nossa frota de caminhões é da década de 90 e precisa estar em constante manutenção, o que, às vezes, compromete o andamento dos serviços prestados à população, tais como: limpeza das ruas, podas, recuperação das vias, entre outros. A compra destes veículos pesados é essencial para dar continuidade às melhorias na cidade, com maior agilidade e eficiência, e aos trabalhos de manutenção. O combustível dos caminhões é diesel S10, mais econômico, o que ainda refletirá em redução de gastos aos cofres públicos”, explicou Sampaio, complementando que os oito caminhões que restam estão em fase de fabricação.

VIATURAS E MÁQUINAS

Outro setor que será contemplado com o processo de modernização é a Guarda Civil Municipal, que receberá, em breve, quatro novas viaturas para serem utilizadas nos serviços prestados pela Corporação. Os carros atuarão nas rondas escolares, no ordenamento do trânsito e patrulhamento das ruas. Além disso, a prefeitura também começará a receber cinco ambulâncias e uma UTI Móvel, além de outros veículos, que foram adquiridos por meio de licitação.

NOVOS VEÍCULOS

Desde dezembro, o governo municipal recebeu um carro de passeio e um micro-ônibus. O micro-ônibus, entregue pelo Ministério do Desenvolvimento Social, foi encaminhado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Enquanto o veículo Citroën Aircross, doado pelo Ministério dos Direitos Humanos, foi destinado ao Conselho Tutelar. A área da saúde também adquiriu quatro vans zero quilômetro, além de dois carros de passeio e uma unidade móvel odontológica. O atendimento de saúde do município também foi beneficiado com a chegada, em outubro, de uma nova ambulância para o Samu.

FORMAÇÃO CONTINUADA

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, deu início ontem a uma extensa programação formada por oficinas, palestras e fóruns, em oito espaços diferentes, em variados horários. Essas atividades vão até sexta-feira e fazem parte da Formação Continuada dos Educadores da Rede Municipal de Ensino de Angra dos Reis (Formar).

OPORTUNIZANDO

O objetivo do evento é oportunizar novos saberes, trocas e experiências educativas para todos os profissionais que atuam na educação municipal: docentes, pedagogos, gestores, berçaristas, auxiliares de berçário, auxiliares de recreação, agentes administrativos, auxiliares de biblioteca, secretários escolares, inspetores de alunos e monitores de educação especial.

INSCRIÇÕES

Contando com intensa participação dos cerca de 1,8 mil profissionais da educação, foram registradas mais de sete mil inscrições realizadas pela intranet da Secretaria de Educação, nas mais de 60 atividades oferecidas. E esse ano haverá outra edição do Formar, em julho. Na ocasião o objetivo será realizar um balanço do Plano Estratégico da Educação.

ENSAIOS DO BLOCO DA VIDA

Foto: Divulgação/PMVR


Ontem a bateria do Bloco da Vida realizou mais um ensaio aberto em Volta Redonda. O encontro foi na quadra do bairro São Cristóvão, a partir das 18h30min. Nessa semana outro encontro vai acontecer. Ao todo, 45 músicos da terceira idade participam da bateria do bloco, que vibra com a população durante todo o desfile. O Bloco da Vida, que conta com cerca de 800 integrantes, é pioneiro no país a desfilar com uma mulher como mestre de bateria, a mestra Clarete Patrocínio. Já na quinta-feira, dia 7, o ensaio acontece no campinho do bairro Eucaliptal. Os ensaios são abertos ao público, como uma oportunidade de todos conhecerem o samba enredo de 2019, cujo tema aborda o meio ambiente, a Terra e a importância de preservar as riquezas naturais.

ATIVIDADES DE 2019

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Penedo reiniciou, em janeiro, as atividades anuais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O serviço, ofertado na sede do Cras, atende crianças e adolescentes (nove a 17 anos)  e idosos (a partir de 60 anos) com diversas atividades, entre elas orientação social e palestras. As ações, voltadas para as crianças e adolescentes acontecem duas vezes no mês e para  os idosos uma vez. O encontro de boas vindas, referentes as atividades de 2019, foi realizado  na sede do Cras Penedo, em duas reuniões.

ALTERAÇÃO DE TRÁFEGO

Em continuidade às obras de modernização do viaduto sobre a linha férrea, em Itatiaia, no Sul Fluminense, a CCR NovaDutra inicia uma nova etapa dos serviços ontem. Para a realização dos trabalhos, a faixa da direita será interditada no km 322,3 da pista sentido São Paulo da via Dutra e o tráfego será realizado pela faixa da esquerda. Os serviços consistem em reforço e alargamento da estrutura, com implantação de acostamento. A previsão é que a faixa da direita permaneça fechada por 45 dias.  Cerca de 30 profissionais integram a equipe responsável pelas obras, que contam com investimentos de R$ 853 mil e têm previsão de término em junho de 2019.

FARMÁCIA 24 HORAS

Foto: Carina Rocha/PMR


A Prefeitura de Resende começou, na última semana, as obras de construção da nova farmácia do Hospital Municipal de Emergência. As intervenções fazem parte do programa Revitaliza Resende, que pretende recuperar completamente a unidade, passando pela troca do piso, telhado, portas, janelas, além de pintura e readequação de alguns espaços. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, após a conclusão das obras, os pacientes do município poderão concluir o tratamento oferecido pelo HME em suas residências, já que a farmácia irá oferecer suporte com a distribuição de remédios 24 horas, sete dias na semana.

AOS PACIENTES

A Secretaria de Saúde destaca que, apesar de o HME ser referência na região, a distribuição dos medicamentos vai funcionar exclusivamente em função dos pacientes do município que passarem por algum tratamento de saúde na unidade. Já a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos destaca que a construção da nova ala do hospital deverá durar aproximadamente dez meses, sendo entregue no início do ano que vem.

DOAÇÃO

A família de José Paulo Ferreira Raimundo, o popular ‘Mixirica’, que residia no conjunto ‘Minha Casa, Minha Vida’ do bairro Roma, em Volta Redonda, e que foi vencido na luta contra um câncer, está fazendo a doação de uma cadeira de rodas, uma cadeira de banho, além de fraldas geriátricas tamanho G e os medicamentos Hidantal (fenital) 100mg e Cloridrato de Fluoxetina 20mg. A família informa que ele recebeu muitas doações e, por isso após o seu falecimento, ontem, está repassando para quem necessita. Interessados devem entrar em contato no celular (24) 99833-7188.

NOVO PRESIDENTE DA INB TOMA POSSE

O capitão de Mar e Guerra da reserva, Carlos Freire Moreira, foi empossado, na última sexta-feira, dia 1, como presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Engenheiro naval, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o militar, que foi eleito durante Reunião Extraordinária do Conselho de Administração da empresa, possui graduação em Ciências Navais pela Escola Naval e mestrado em Arquitetura Naval pela École Nationale Supérieure de Techniques Avancées, em Paris, na França. O novo presidente conhece bem a empresa, onde exerceu o cargo de diretor Técnico de Enriquecimento entre março de 2005 e maio de 2008.

ANO LETIVO EM PORTO REAL

As aulas do ano letivo de 2019 para os alunos da rede municipal de ensino serão retomadas nesta quinta-feira, dia 7, nas dez unidades educacionais de Porto Real. Segundo divulgação da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, o retorno dos professores aconteceu no último dia 1º. O ano letivo na rede vai até o dia 20 de dezembro e somará mais de 3,8 mil estudantes, da Educação Infantil até a Educação Para Jovens e Adultos (EJA). A programação respeita o mínimo de 200 dias exigidos pelo Ministério da Educação (MEC). Hoje os profissionais da educação terminam os cursos de formação, realizados no CIEP 487 Oswaldo Luiz Gomes.

PINTURA DE FAIXAS EM QUATIS

Na semana passada, a Prefeitura de Quatis iniciou a pintura das faixas de sinalização viária nas proximidades das escolas municipais, começando pela Escola Henry Nestlé, no bairro São Benedito, e o CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias, no bairro Nossa Senhora do Rosário. Os serviços também foram realizados na rua onde se localiza a Escola Municipal Carlos Campos de Faria, no distrito rural de Falcão. Provavelmente ainda esta semana, a pintura das faixas de pedestres e dos redutores de velocidade acontecerá próximo à Escola Municipal Maria Helena Rafael De Elias, no Centro. Com o reforço na sinalização viária, a prefeitura vem aumentando as condições de segurança dos estudantes no trânsito. As aulas na rede municipal foram retomadas ontem.
Um Fato na Fato

E o vento quase levou…

Foto: Luana Januário

Sempre que ocorre uma chuva, acompanhada de fortes rajadas de vento, a situação se repete e a cobertura do ponto de ônibus que fica na Avenida Dário Aragão, no Centro de Barra Mansa fica assim, toda torta. Usuários do local dizem que quando isso acontece, uma equipe da prefeitura arruma a telha, porém com a próxima ventania tudo se repete, ou seja, a telha volta a ficar torta e pendurada, colocando em risco os usuários que lotam o ponto durante todo o dia. A imagem foi captada pela estagiária do A VOZ DA CIDADE, Luana Januário.

Deixe um Comentário