CAMPANHA DE ADOÇÃO DE ANIMAIS
A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural (Semader), promove no sábado, dia 24, mais uma campanha de adoção responsável de animais. A ação, realizada em parceria com o Centro Integrado de Recolhimento (Cirac), será realizada na Praça Luiz Gonzaga, no Centro, a partir das 8 horas. Cerca de 10 animais entre cães e gatos resgatados das ruas estarão disponíveis para adoção e os interessados na adoção do companheiro de quatro patas, devem levar o documento de identidade, CPF, um comprovante de residência e ser maior de 18 anos.
CASTRAÇÃO GARANTIDA- continuação
A Semader garante a castração gratuita para os animais adotados quando atingirem a idade mínima para o procedimento, que é seis meses para ambos os sexos.
‘SOCIALZINHA DO PARQUE’ É ADIADA- foto
A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa de Cultura de Resende, informou no final da tarde desta quinta-feira, dia 15, que a edição do projeto cultural “Socialzinha no Parque”, que aconteceria nesta sexta-feira, dia 16, no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco, foi transferida. De acordo com a Casa de Cultura, o projeto, que leva lazer e entretenimento para o município, e tem entrada gratuita, foi adiado devido à previsão de chuvas intensas e fortes rajadas de vento para ocorrer no município nas próximas 24 horas. “Com a previsão climática, a ‘Socialzinha no Parque’ acontecerá no próximo dia 23”, informou a Prefeitura de Resende através de nota.
ATRAÇÕES- continuação
Nesta edição, três atrações musicais vão agitar o público. Dentre eles, o grupo Xoxote, o cantor Paulo Toró e a participação especial da dupla Thiago e Rodrigo (Os Diferentes). O evento terá área kids, barracas e food trucks, com opções de lazer para toda a família. “É importante colocar em prática projetos culturais que levam gratuitamente entretenimento e opções musicais gratuitas e de qualidade para a população. Ao mesmo tempo, os artistas locais ganham a oportunidade de disseminar o trabalho e de se aproximarem o público local. É um projeto noturno, no mesmo espaço utilizado pela ‘Feira Livre’, e promove um encontro de famílias e amigos. Um ambiente agradável e que está fazendo muito sucesso”, disse o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan.
REMOÇÃO DE ÁRVORES E GALHOS EM PORTO REAL
A equipe da Defesa Civil de Porto Real foi acionada na manhã desta quinta-feira, dia 15, para remover galhos de árvores que estavam obstruindo a Avenida Renato Monteiro, que dá acesso ao TecnoPolo. O incidente foi próximo à empresa Transmoreno e, segundo os agentes, os ganhos foram derrubados devido à chuva intensa que atingiu a cidade. Com a ajuda de uma motosserra, a equipe da Defesa Civil conseguiu liberar a pista para o tráfego de veículos.
BONS NÚMEROS NAS HOSPEDAGENS
A Secretaria de Estado de Turismo e a TurisRio, em parceria com a ABIH-RJ e HotéisRIO, divulgaram nesta quinta-feira, dia 15, a pesquisa final de ocupação hoteleira no feriado de Carnaval em todo o Estado. Segundo a entidade, a rede de hotéis do município do Rio registrou uma média de 87% dos quartos reservados no período de 10 a 14 de fevereiro, superando a expectativa de 85% na capital. No interior, algumas cidades registraram mais de 90% dos quartos ocupados, com média de 81,24%.
SECRETÁRIO DE ESTADO DE TURISMO COMEMORA
Diante dos bons resultados alcançados, o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, comentou sobre mais um sucesso para o setor. “Celebramos os números da ocupação hoteleira durante o período de Carnaval, lembrando que esse período se estende até o próximo domingo, quando ainda teremos alta movimentação de turistas em todo o RJ. É importante ressaltar que o feriado este ano aconteceu no início de fevereiro, o que dificulta que as pessoas façam suas viagens em virtude das despesas de final de ano. É um número expressivo acima do esperado para o momento em que estamos. A média no interior demonstra também uma ocupação muito expressiva, com cidades acima dos 90%”, destacou Tutuca.
OS NÚMEROS DO INTERIOR – continuação
Entre as cidades do interior, Miguel Pereira liderou com 93,50%, seguida de perto por Teresópolis, com 90,90%; logo depois vêm Cabo Frio (89,60%), Nova Friburgo (85,20%), Angra dos Reis (84,20%), Vassouras (83,90%), Valença/Conservatória (82,70%), Petrópolis (82,30%) e Armação dos Búzios (80,80%). Após Paraty (75,50%), ficaram praticamente empatados Itatiaia/Penedo (74,40%) e Macaé (74,20%), seguidos por Rio das Ostras (71,70%) e Arraial do Cabo (68,50%).
DADOS DA CAPITAL
Na Capital, a região de Botafogo/Flamengo foi a mais procurada, com 90,73%, seguida por Ipanema/Leblon, com 88,87%; Copacabana/Leme (87,84%), Centro (87,20%) e Barra/Recreio (83,38%).
MAIS DE 40 MIL LITROS DE ÓLEO DOADOS
O Programa Trata Óleo, promovido pela concessionária Águas das Agulhas Negras, em Resende, destinou 40.497 litros de óleo usado para reciclagem em 2023. Desde a sua implantação, a iniciativa já arrecadou mais de 114 mil litros de óleo, transformados em biodiesel.
RECICLAGEM INTELIGENTE – continuação
A reciclagem inteligente do óleo de cozinha usado contribui para o funcionamento dos sistemas de esgoto sanitário e evita a poluição das águas, considerando que 1 litro de óleo é capaz de contaminar até 25 mil litros de água. Além da coleta regular em estabelecimentos comerciais e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em locais estratégicos para a população, o Trata Óleo levou conscientização para 17 escolas municipais de Resende no último ano. Ao todo, 1.797 alunos participaram das atividades de sensibilização.
PROCESSO DE PURIFICAÇÃO
Após reciclado, o óleo de cozinha usado passa por um processo de purificação, eliminando restos de comida e demais sólidos para, então, ser destinado à produção de biocombustível. O óleo é matéria-prima para a produção de diversos outros produtos, como ração animal, sabão, tintura, dentre outros.
CAPACITAÇÃO INCLUSIVA
A Braskem e o Senai RJ firmaram uma parceria para promover a inclusão social de forma qualificada, por meio de um curso de capacitação profissional direcionada para mulheres cis e trans. O processo seletivo está com inscrições abertas. São 20 vagas para o curso pós-técnico em Operador de Processo Petroquímicos.
PROCESSO DE SELEÇÃO- continuação
A seleção será realizada em duas etapas. Na primeira, será aplicada uma prova de língua portuguesa e matemática, e, em seguida, os aprovados devem participar de uma entrevista individual. De acordo com a proposta do curso, será formada uma turma com 20 selecionados. As inscrições podem ser feitas pelo site até terça-feira, dia 20, ou até o número máximo de inscritos ser atingido, através do site www.firjansenaisesi.com.br.
Um Fato na Foto
UniFOA LXP: nova plataforma entrega mais versatilidade e praticidade aos estudantes
Neste mês, docentes do Centro Universitário de Volta Redonda ( UniFOA), participaram da 5ª Semana de Formação Continuada que marcou o início de uma nova jornada do aprendizado acadêmico da instituição. Os professores foram apresentados a nova plataforma virtual de ensino, a UniFOA LXP – Learning Experience Plataform, que já está sendo utilizada na capacitação dos estudantes. No intuito de guiar e articular as ferramentas a serem oferecidas, Rafael Teixeira, pró-reitor de Educação à Distância e Tecnologias de ensino (EAD), coordenou cinco palestras para todos os professores do UniFOA.