>
a voz da cidade 970 x 150 px

Notas & Notas

Por Andre
a voz da cidade
bnr am aniv barra mansa 970x150

MORRE O EX-PREFEITO DE VOLTA REDONDA, WANILDO DE CARVALHO

Foi encontrado morto na manhã de ontem, em casa, no bairro Monte Castelo, o ex-prefeito de Volta Redonda, Wanildo de Carvalho. Ele tinha 81 anos, completados no último dia 16, e até o fechamento desta edição não havia informações sobre a causa da morte, mas existia a suspeita dele ter sido vítima de um mal súbito. O enterro está marcado para às 11 horas de hoje, no Cemitério Portal da Saudade. Wanildo foi prefeito de Volta Redonda entre 21 de fevereiro de 1989 e 1º de fevereiro de 1993, em uma das administrações mais conturbadas da cidade. Wanildo era vice de Juarez Antunes; presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e que morreu em um acidente de carro 21 dias após tomar posse.

LEGADO

Durante a gestão de Wanildo, obras importantes ao município foram realizadas: como a construção dos viadutos Nelson Gonçalves, Sávio Gama e João Ravache, a passarela dos Metalúrgicos próxima ao Escritório Central da CSN; e algumas para a área cultural, como o erguimento da Biblioteca Municipal, do Memorial Getúlio Vargas e do Memorial Zumbi – todos na Vila Santa Cecília. Também consta a modernização da malha viária.

LUTO DE TRÊS DIAS

A prefeitura de Volta Redonda através de sua assessoria de imprensa emitiu um comunicado na tarde de ontem, no qual informou que o prefeito da cidade, Samuca Silva (Podemos) decretou luto oficial por três dias pela morte do ex-prefeito Wanildo de Carvalho. Na nota, em nome do prefeito e de todo governo, foi prestada condolências à família.

NOVOS NÚMEROS

O Hospital Municipal Manoel Martins de Barros, localizado no Jardim Itatiaia, ganhou mais dois números de contato. Os moradores que precisarem ligar para Unidade agora poderão fazer para os telefones (24) 3352-3303 e (24) 3352-3094. Além dos novos números, o morador também pode ligar para (24) 3352-6850. Já o telefone (24) 3352-6851 foi desativado. Todos os números fazem parte da Central Telefônica do Hospital, de onde uma telefonista encaminha a ligação para o setor solicitado. O objetivo dos novos contatos é ampliar o canal de comunicação da população com o Hospital. O Hospital Municipal Manoel Martins de Barros conta hoje atendimento de Emergência, Clínica Médica, Centro Cirúrgico e Maternidade.  A Unidade funciona na Avenida  II, nº 800, Jardim Itatiaia.

DEFESA CIVIL ANUNCIA NOVO TELEFONE

A Coordenadoria de Defesa Civil da Prefeitura de Quatis está divulgando novo telefone para as chamadas de emergência, incluindo os finais de semana e feriados. Os contatos com o órgão deverão ser feitos pelo telefone 3353-2014.  A Defesa Civil é um dos serviços essenciais que vão funcionar ininterruptamente durante o feriado prolongado da Semana Santa nas repartições municipais. Em razão do ponto facultativo decretado para esta quinta-feira,  o atendimento normal ao público na prefeitura encerrou quarta-feira, e será retomado na próxima segunda-feira, às oito da manhã.

Além da Defesa Civil, estarão trabalhando em regime de prontidão na quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo os seguintes serviços essenciais: Guarda Municipal; recolhimento de lixo domiciliar; atendimento médico de urgência, que é feito pelo Hospital São Lucas; e o plantão para atender possíveis casos de emergência nas estradas rurais. Para manter contatos com o Hospital São Lucas e a Guarda Municipal, a população deverá ligar para os números 3353-2823 e 3353-6266, respectivamente.

EXPERIÊNCIAS REPASSADAS

Na última semana, uma equipe pedagógica do Movimento Ética na Política (MEP) de Volta Redonda e uma estudante da ‘Escola MEP’ receberam em sua sede, anexa à Paróquia Santo Antônio,  no bairro Niterói, os professores Eduardo Dessupoio Moreira e Daniela de Oliveira Carvalho, ambos ligados  ao Governo Municipal pela recém-criada ‘Unipop’, instalada no Colégio Estadual Maranhão, que havia sido desativado pelo Governo do Estado. Vale lembrar que, a Prefeitura incorporou o colégio em parcerias com universidades. No encontro, os representantes do município solicitaram informações sobre as experiências do Pré-Vestibular Cidadão, referentes  às questões pedagógicas, estruturais, organização e  demandas.

DICAS IMPORTANTES


O professor Eduardo Dessupoio Morreira, que juntamente com a professora Daniela de Oliveira Carvalho, visitaram na quarta-feira, 28, a sede do Movimento Ética na Política (MEP) de Volta Redonda, no bairro Niterói,  destacou que as dicas ouvidas serão importantes para eles. Ele também explicou o interesse de implantação no espaço do Colégio Maranhão, localizado no bairro Eucaliptal, em Volta Redonda, de um ‘Pré-Vestibular Popular’. A equipe do MEP apresentou as experiências e deu sugestões que podem ser incorporadas ao projeto, como   pesquisa de campo no local para saber das demandas,  diálogo da comunidade, igrejas, escolas, Associação de Moradores, entre outras. O encontro, na avaliação dos participantes, foi produtivo e marcou o reconhecimento do Poder Público ao MEP.

PROJETO PARA PACIENTES BARIÁTRICOS

Mais uma vez experiências da Unimed Volta Redonda foram compartilhadas entre Cooperativas do Sistema Unimed. Durante reunião do Comitê de Hospitais e Pronto Atendimento, realizada no último dia 22, em São Paulo, o Hospital Unimed Volta Redonda apresentou seu case de sucesso com o projeto Live, uma oferta nutricional diferenciada para pacientes bariátricos. Os participantes aproveitaram o momento para levantar questionamentos e debater formas de expandir o projeto. Com o slogan “Por uma vida mais leve e uma saúde de peso”, o Live prevê um novo protocolo para os pacientes de cirurgia bariátrica. O tempo de jejum no pré-operatório foi reduzido de 14 horas para 2 horas. A hidratação no pós-operatório, que era a cada 30 minutos com 30 ml de líquido frio, foi modificada para um cardápio com mais sabor e consistência. Sucos e iogurtes, por exemplo, passaram a fazer parte do kit de hidratação.

MURETA DE PROTEÇÃO NO MORADA DA BARRA

Preocupado com a possibilidade de acidentes, o vereador Silvio da Fonseca, o Tivo (PP) reivindicou à Prefeitura de Resende, que seja feito um estudo de viabilidade no sentido de ser colocado guardrail (mureta de proteção) às margens do Rio Paraíba do Sul, da ponte férrea até a ponte da Via Dutra, no bairro Morada da Barra. “A via de acesso ao Polo Industrial de Resende passa às margens do Rio Paraíba do Sul e não possui nenhuma mureta de proteção. Fato este que inclusive já ocasionou acidentes com queda de veículo no referido rio”, explicou o parlamentar. A Câmara de Vereadores encaminhou o pedido para apreciação do prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas).

GRADE EM PONTE

Instalação de grade de proteção na Ponte Tácito Viana Rodrigues, no Centro de Resende, similar a do túnel da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) foi pedida pelo vereador Joaquim Romério (MDB) – Centro. “A indicação se faz necessária, pois atualmente uma das calçadas laterais da referida ponte é de passagem compartilhada entre pedestres e ciclistas, e do outro lado, somente para pedestres. Na via compartilhada existe o risco de um ciclista, por descuido, esbarrar em um pedestre, provocando a queda deste para a via de veículos, fato este que poderia ser evitado com a colocação da grade de proteção”, argumentou o vereador.

ANGRA NO RIO ARTES MANUAIS

A cidade de Angra dos Reis continua se destacando nos mais variados setores da cultura e os artistas têm  cada vez mais levado o nome da cidade para eventos fora do nosso município. Um desses eventos foi o “Rio Artes Manuais”, que entre os dias 21 e 25 de março, reuniu, na capital carioca, artesãos de todo o estado que produzem suas peças por hobby, terapia ou para obter uma renda extra. A artista plástica Vera Quirino participou do evento representando a Associação Arte dos Reis, que pela 12º  vez marcou presença no evento. “Vendemos muito bem e conseguimos levar o nome de Angra. A lenda de Nossa Senhora da Conceição, como sempre, é a que mais chama atenção, todo o misticismo em cima da cabeça da cavala é um chamativo”, afirmou a artesã que agradeceu imensamente toda a ajuda disponibilizada pela Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio com o transporte das peças para o evento no Rio.

ARTES CÊNICAS

Já no campo das artes cênicas, os artistas foram destaques em Volta Redonda, em um evento organizado pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio de Janeiro (Sated/RJ), na terça-feira (27), uma data que caiu como uma luva, já que se comemorava o Dia Mundial do Teatro. Os artistas angrenses voltaram para casa com dois prêmios. Em 1º lugar ficou o grupo teatral Cia da Lua, tendo Bruno Marques como melhor ator. Já a 2ª colocação foi conquistada pelo Coletivo Diletante. A ida dos artistas para o evento foi efetivada graças a uma parceria entre a Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, TurisAngra e Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.

UM FATO NA FOTO

Mistério da meia-noite

Não era meia-noite e muito menos cenário de filme de terror, mas bem que poderia ser. O registro acima foi feito pelo fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, em uma dessas noites de outono em Barra Mansa. Além dos lobisomens – que segundo a lenda é o sétimo filho homem de uma sucessão de filhos do mesmo sexo e que se transformam em noite de lua cheia -, o satélite natural da terra costuma influenciar as marés, os casais apaixonados e até o comportamento das pessoas, como dizem os astrólogos. No entanto, há controvérsias. O que não se pode negar é a beleza dela: a lua.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos