NOVA SEDE DE BATALHÃO NA REGIÃO
Em visita ao 38° Batalhão de Polícia Militar (BPM) na tarde de quarta-feira, dia 9, o Secretário de Estado da Polícia Militar, Coronel Luiz Henrique Pires, esteve com o prefeito de Três Rios, Joacir Barbaglio Pereira, que se dispôs a ceder um terreno para a construção de uma nova sede do batalhão na região. “A Unidade passará a contar com ambientes mais amplos para o serviço administrativo, alojamentos e espaços para as equipes operacionais, além de uma estrutura mais organizada e moderna, contando com locais para treinamento, como estande de tiro”, disse o secretário. O encontro contou com a presença do Comandante do 7° Comando de Policiamento de Área (CPA), Coronel Cláudio, o Comandante do 38° BPM, Tenente Coronel Leandro, e o vereador Gustavo Carvalho. O Coronel Henrique esteve, ainda, visitando o batalhão e suas dependências, além de conhecer a Central de Comando e Controle, que fica localizada no Centro.
SECRETÁRIO DE POLÍCIA MILITAR VISITA SARGENTO VETERANO DE 97 ANOS
Na quarta-feira, dia 8, o Secretário de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Luiz Henrique Pires, esteve cumprindo agenda na região visando parcerias para o aprimoramento dos serviços na área de segurança. Aproveitando sua passagem pela Região Sul Fluminense, ele fez questão de conhecer pessoalmente uma figura muito querida no meio policial, o veterano 1° Sargento Jarbas, de 97 anos, que emocionou a todos com sua bela história de vida e amor pela corporação. O encontro contou com a presença do comandante do 7° Comando de Policiamento de Área (CPA), Coronel Cláudio, do comandante do 38° Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente Coronel Leandro, e da delegada titular da 107ª Delegacia de Polícia (DP) de Paraíba do Sul, Cláudia Abbud. Muito tocado, o veterano agradeceu imensamente a homenagem e disse ser um dos dias mais felizes de sua vida. O Sargento Jarbas ingressou nas fileiras da corporação em 1949 e trabalhou por anos na cidade de Paraíba do Sul, construindo uma carreira digna e exemplar.
MPRJ DENUNCIA HOMEM POR VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Angra dos Reis, denunciou um homem por violência psicológica contra a mulher, ao causar dano emocional à sua esposa.
CASADO HÁ 40 ANOS
De acordo com a denúncia, o homem, casado há 40 anos com a vítima, se valeu de violência psicológica, com o uso cotidiano de xingamentos e palavras degradantes, para exercer controle sobre a mulher. O artigo 147-B do Código Penal determina que comete crime, com pena prevista de seis meses a dois anos de reclusão, quem causa dano emocional à mulher, degradando ou controlando suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir, ou qualquer outro meio que cause prejuízo à sua saúde psicológica e autodeterminação.
A DENÚNCIA
O homem demonstrou possuir comportamento abusivo e possessivo, se valendo do controle financeiro que exerce sobre a esposa, uma vez que era o provedor da casa, para humilhá-la constantemente. “Durante todo o período do relacionamento, a vítima sofreu com agressões físicas, ameaças, abusos psicológicos e financeiros, tendo já realizado registros de ocorrência em razão da prática de vias de fato e ameaça. Por ocasião dos fatos, a vítima compareceu em sede policial narrando “estar vivendo ‘trancada’ em seu quarto, diante do grande temor de o denunciado chegar em casa bêbado”, destaca um dos trechos da denúncia.
PROGRAMA BOLSA ATLETA
Na quarta-feira, dia 8, a Prefeitura de Vassouras, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, divulgou o Edital 001/2022, do Programa Bolsa Atleta. A Secretaria de Esporte e Lazer informou que foram disponibilizadas 20 vagas, distribuídas nas seguintes categorias: Talento Esportivo, Atleta Estadual, Atleta Nacional e Atleta Internacional. Atualmente, o programa atende 20 atletas de alto rendimento com o incentivo. Em Vassouras, o Bolsa Atleta foi instituído em 2006, através da Lei Municipal nº 2.231/2006, mas só em 2018, com a gestão do prefeito Severino Dias (e alteração para a Lei 3.017/2018), instituiu-se de fato, o programa no município.
ANIVERSÁRIO PARQUE ARQUEOLÓGICO E AMBIENTAL DE SÃO JOÃO MARCOS
Após um curto período fechado, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro, reabre no dia 18 de junho para celebrar seu aniversário de 11 anos de atividades com uma festa junina. Na programação, que começa às 10 horas e se encerra às 14 horas, tem comidas típicas, brincadeiras, visita guiada e DJ Lu tocando sucessos da música sertaneja. Este ano, o ‘arraiá’ destaca os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
NOVA FASE
Em maio, o parque entrou em uma nova fase no sistema de visitação e não exige mais agendamento prévio, mas as medidas de segurança sanitária permanecem. O equipamento cultural admite exclusivamente público que esteja com esquema vacinal contra a Covid-19 em dia; solicita a apresentação do comprovante de vacinação e pede que, para a proteção de visitantes e colaboradores, todos usem máscara. Pontos com álcool gel continuam disponíveis. Para mais informações acesse Facebook e Instagram: @parquesaojoaomarcos, site: www.saojoaomarcos.com.br ou e-mail: [email protected]
NOTA DE PESAR
É com pesar que a FOA/UniFOA comunica o falecimento do Vice-Presidente da Fundação Oswaldo Aranha, José Ivo de Souza, aos 70 anos, na manhã desta quinta-feira, dia 9. Nascido em Guiricema, Minas Gerais, em 29 de março de 1952, sempre determinado, iniciou sua carreira como Pedreiro para custear seus estudos. Formado em Engenharia Civil pela FOA, sua carreira como Engenheiro começou na empresa CECISA. Trabalhou na Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, onde ocupou diversos cargos de Gestão, deixando um legado imensurável no combate e Prevenção de Acidentes na CSN.
O PROFESSOR
Foi Professor na FOA e na Escola Técnica Pandiá Calógeras – ETPC, onde implantou o Curso Técnico de Segurança do Trabalho, formando centenas de Técnicos, o que foi fundamental para a propagação da Prevenção de Acidentes em todas as empresas da região.
O POLÍTICO
Iniciou a carreira política como vereador em Volta Redonda, onde dedicou-se por sete anos para o bem-estar da população. Na FOA, participou ativamente do Conselho Fiscal, Conselho Curador, teve grande atuação à frente da Superintendência Geral, ao longo de 15 anos, e foi eleito no último mandato como Vice-Presidente da Fundação.
José Ivo deixa um legado de trabalho, força e determinação. Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos. A Fundação Oswaldo Aranha (FOA) e o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) decretam luto oficial de dez.