Notas & Notas – 15 de fevereiro de 2019

0

BINGO CLANDESTINO

No bairro Roberto Silveira, em Barra Mansa, policiais da 2ª Cia do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreenderam na noite de ontem um homem de 39 anos como cinco máquinas de caça níquel. Os policiais receberam a informação que um possível bingo clandestino acontecia no local.

PROJETO APROVADO

Estabelecimentos bancários podem ser obrigados a divulgar, nas agências e na internet, as opções de contas corrente, poupança e digital que não têm cobrança de taxas. É o que determina o projeto de lei 3.428/17, do ex-deputado Wagner Montes, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) ontem, em segunda discussão. O texto seguirá para o governador Wilson Witzel, que terá 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto.

FEBRE AMARELA

Quem mora ou vai viajar para o Sul e o Sudeste do país deve estar vacinado contra a febre amarela. O reforço na recomendação do Ministério da Saúde se dá porque, atualmente, há registro de circulação do vírus nessas regiões. Apesar dos estados do Sul e Sudeste já fazerem parte da área de recomendação para a vacina, todos os estados ainda registram coberturas abaixo da meta 95%. A estimativa de pessoas não vacinadas é de cerca de 36,9 milhões no Sudeste e 13,1 milhões no Sul.

DEFESA CIVIL SEGUE MONITORANDO ANGRA

Embora um grande volume de chuva tenha caído na quarta-feira, 13, em Angra dos Reis, até o momento nenhuma ocorrência grave foi registrada pela equipe da Secretaria Executiva de Defesa Civil da Prefeitura de Angra. Houve apenas um deslocamento de bloco de rocha do Morro da Boa Vista, que atingiu o acostamento da Rodovia Rio-Santos, sem vítimas, além de alagamentos isolados. Para o dia de ontem, 14, a previsão foi de chuva isolada ao longo do dia, no município. Nas primeiras horas do dia, os pluviômetros da Defesa Civil já constataram a redução do volume de chuva. Porém, a preocupação segue devido à saturação do solo.

ALERTA

Segundo a Defesa Civil, o alerta de evacuação para os moradores do Morro da Boa Vista segue ativo. A instituição ressalta que a população deve se manter atenta aos informes emitidos através das sirenes, que foram reimplantadas pela Prefeitura; da página oficial da Defesa Civil, na rede social, e dos SMSs. Outra orientação importante é que todos os moradores da cidade se cadastrem para receber os alertas por mensagem de celular.  Para isso, basta enviar um SMSs para o número 40199, informando o CEP de sua residência.

VEM PASSARINHAR EM RESENDE

O Refúgio da Vida Silvestre Estadual da Lagoa da Turfeira, em Resende, recebe no fim de semana, nos dias 16 e 17, o programa Vem Passarinhar. A atividade, promovida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), tem a finalidade de estimular a prática de observação de aves em vida livre, uma ferramenta de estímulo à preservação de espécies por meio da visitação nas unidades de conservação do Estado do Rio de Janeiro. Os interessados em participar do programa devem se inscrever pelo telefone: (21) 96958-4333 ou por email: [email protected].

PROGRAMAÇÃO

No sábado, 16, pela manhã, a passarinhada será realizada no entorno da Lagoa da Turfeira, importante reduto para a biodiversidade local, principalmente de aves aquáticas. Já, à tarde, uma embarcação conduzirá os visitantes para um passeio pelo Rio Paraíba do Sul, com 30 minutos de duração. No domingo, 17, os observadores percorrerão a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Santa Mônica. Com aproximadamente 269 hectares, o Refúgio da Vida Silvestre Estadual da Lagoa da Turfeira foi criado em 2016 com o objetivo de assegurar a preservação da unidade de conservação, proteger e preservar a flora e a fauna nativas, e abrigar espécies migratórias.

CONTRACHEQUE ONLINE

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Barra Mansa disponibilizou mais um serviço para facilitar a vida dos servidores municipais. Trata-se do contracheque online. Para acessar o documento, basta entrar no site www.barramansa.rj.gov.br, clicar no link Portal Transparência e na sequência no contracheque online. Uma nova aba será aberta solicitando o CPF, matrícula e data de nascimento do servidor. Em seguida, o funcionário deve indicar o mês e ano de referência do contracheque desejado e finalizar a operação. Automaticamente será feito o download do comprovante de renda.

NOVA ACADEMIA DA SAÚDE

Foto: Divulgação


Nem mesmo a chuva impediu as pessoas a comparecerem na inauguração que marcou a reabertura da Academia da Saúde do bairro Três Poços, em Pinheiral. A unidade ganhou o nome de Maria Francisca Leal, a “Vó Maria”, em uma homenagem póstuma feita pelo prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa e que foi recebida pela filha Sueli Onofre. A partir de agora, em um espaço mais seguro, mais de 150 alunos entre crianças, jovens e adultos poderão participar das dez modalidades gratuitas oferecidas na unidade da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Pinheiral. Cerca de 200 pessoas entre elas, membros da comunidade e autoridades da cidade e da região como o vice-presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado, participaram da solenidade para a entrega da obra na manhã desta quinta-feira, 14.

VAGAS

O morador que desejar se inscrever em alguma atividade, deve comparecer na Academia da Saúde do bairro, que passa a funcionar em sede própria, de segunda a sexta-feira, de 7 às 17 horas, na Avenida Nilton Penna Botelho, nº3.725, no bairro Três Poços, em Pinheiral.

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa, acompanhada de profissionais do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), se reuniu nesta semana, com representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Cooperativa de Catadores de Barra Mansa (CoopCat). A pauta do encontro foi centralizada na necessidade de inserir usuários dos serviços do Centro Pop em propostas de geração de renda. De acordo com a secretaria Ruth Coutinho, um dos grandes desafios enfrentados pela população em situação de rua é o retorno ao mercado de trabalho. Durante o encontro foi estabelecida uma parceria, que pode se tornar um divisor de águas na vida das pessoas em situação de rua. Será oficializada a contratação de dois usuários do Centro Pop pela CoopCat.

VISITANDO FERJ

Foto: Divulgação

O Presidente da Liga de Desportos de Volta Redonda, Cláudio Boeher, o Dinho, e o vice-presidente Rogério Loureiro, foram recebidos ontem em uma visita à Federação de Esportes do Rio de Janeiro (Ferj). Eles se reuniram com o presidente e o vice-presidente da Federação, Rubens Lopes e Plínio Jordão, para tratar de assuntos ligados ao esporte amador em Volta Redonda. “Foi uma visita de cortesia, para que pudéssemos nos apresentar, e apresentar os projetos da liga. Pedimos à Ferj apoio para esporte amador da nossa cidade. Nesses primeiros meses, vamos nos reunir com diversas instituições, com objetivo de buscar investimentos e novos projetos”, explicou Rogério Loureiro. Dinho e Rogério foram eleitos para a liga em dezembro do ano passado com a proposta de resgatar a credibilidade da LDVR, fazer campeonatos em todas as modalidades, além de ampliar a presença da Liga nas Comunidades.

RODA DE CONVERSA

Acontece nesta sexta-feira, dia 15, às 9 horas, uma nova roda de conversa com o tema “Amamentação e Cuidados Nutricionais”, na Unidade de Estratégia de Saúde da Família I ‘ESF’, no Campo Alegre, em Itatiaia. A reunião é aberta para mães de todo o município e não é necessário fazer inscrição antecipada. A Unidade de Estratégia de Saúde da Família I, fica localizada na Rua Napoleão Duarte, nº 657, Campo Alegre. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (24) 3352-7004.

PÚBLICO ALVO

Aberto as gestantes e as mães que tiveram filhos recentemente, a roda de conversa, realizada mensalmente, aborda os aspectos físicos e emocionais da gestação e pós-gestação. Entre os temas discutidos estão o vínculo afetivo, o aleitamento materno, que inclui os benefícios da amamentação para as mães e os bebês, a forma certa de preparar as mamas durante a gestação, a posição correta para amamentar o bebê e a volta das mães ao trabalho.

FAIXAS DE PEDESTRES REVITALIZADAS

Foto: Carina Rocha/PMR


A Prefeitura de Resende, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sumtran), segue com os trabalhos de revitalização das faixas de pedestres na cidade. Até o momento, 15 locais ganharam reforço na pintura, nas imediações das unidades de ensino. A primeira etapa do serviço focou o período de volta às aulas, no início de fevereiro. A próxima fase está prevista para começar na semana que vem. Durante os trabalhos, ainda foi feita a demarcação sobre o canal no entorno da faixa, próxima à Escola Municipal Getúlio Vargas, além da instalação de quebra-molas perto da E. M. Noel de Carvalho.

EVITAR ACIDENT

O superintendente da Sumtran, Denilson de Paula Silva, destacou que os trabalhos de revitalização são fundamentais para evitar acidentes e conscientizar a população para a travessia com segurança. “O reforço da pintura das faixas visa trazer melhorias na travessia dos pedestres e orientação para os motoristas. O processo de educação no trânsito engloba várias medidas, tais como: campanhas de divulgação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), manutenção das sinalizações horizontais e verticais, entre outras. A sinalização gráfica horizontal deve ser constantemente vistoriada, pois, além de dar maior segurança, serve para o controle, advertência e orientação do usuário”, explicou o superintendente, frisando que as pessoas devem respeitar as leis de trânsito.

REUNIÃO DE CONSELHEIROS TUTELARES

Conselheiros tutelares das regiões Sul Fluminense e da Costa Verde participam nesta sexta-feira, dia 15, de 8 às 16 horas, no Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis, do XIX Encontro Regional do Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande. O evento será realizado pela Associação de Conselheiros Tutelares e ex-conselheiros do Estado do Rio de Janeiro (ACERTERJ), através do escritório regional do Médio Paraíba e da Baía da Ilha Grande, em parceria com a Prefeitura de Quatis, via Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Os encontros regionais são realizados normalmente uma vez a cada dois meses, com o objetivo de fortalecer a integração entre os conselheiros tutelares de todas as 14 cidades que compõem a representação regional do Médio Paraíba e da Baía da Ilha Grande.

JUSTIÇA DO TRABALHO REALIZA LEILÃO

A Justiça do Trabalho de Barra Mansa em conjunto com o leiloeiro oficial Fábio Manoel Guimarães, realizam leilão presencial e eletrônico no dia 18 de fevereiro de 2019, a partir das 13 horas, na Justiça do Trabalho e pelo site www.leiloesjudiciais.com.br/rj. No evento, serão leiloados imóveis localizados em Barra Mansa e Volta Redonda, entre outros bens. Interessados podem obter informações mais detalhadas pelo site www.leiloesjudiciais.com.br/rj ou então pelo 0800-707-9272.


PRESO COM 264 PINOS

Um homem, de 44 anos, foi preso na quarta-feira, dia 13, no bairro Vila Isabel, em Três Rios. Segundo a Polícia Militar, ele foi flagrado com uma grande bolsa contendo 264 pinos de cocaína e três pacotes de pinos vazios para embalo, contendo 600 pinos ao total. O caso foi registrado na 108ª Delegacia de Polícia (DP), onde o suspeito ficou à disposição da Justiça.

NÃO ME LEVE A MAL

Sábado de folia em Volta Redonda, o Bloco não me leve a mal acontece no Hotel Bela Vista a partir das 15 horas. Atrações confirmadas: Jonathan Costa DJ, Grupo Som Da Gente, Diego Rosa, DJ Gustavo Peixoto, Lipe DJ, Wellington Ambrósio DJ. Ingressos a venda em https://bit.ly/2X0iWBn, mais informações estão disponíveis em https://bit.ly/2Ifoxk1

FESTIVAL DE CHURRASCO NO VALE DO CAFÉ
Vassouras recebe neste sábado o evento mais esperado pelos carnívoros de plantão, trata-se do 1º BBQ Vassouras Festival, o primeiro Festival Gastronômico Open Food e Open Bar de Chopp Artesanal do Vale do Café. Todas essas delícias ao som de Rock & Bues com Marcus Prado e Banda e Sertanejo com Flora Matos. Mais informações em  (24) 99938-8111 ou instagram @bbqvassoura.

Um Fato na Foto

Vândalos invadem sede do Previbam

Foto: Divulgação

A sede do Fundo de Previdência Social de Barra Mansa (Previbam), localizada na Rua Bernardino Silva, no Centro, foi alvo de invasão. A direção da unidade está aguardando a realização de perícia técnica para divulgar o que foi levado da unidade. De acordo com informações do órgão, não foi possível precisar à hora da invasão, uma vez que o expediente foi encerrado na quarta-feira, dia 13, sem qualquer anormalidade. Porém, na manhã de ontem, quando os funcionários chegaram para trabalhar, por volta das 7h30min, se depararam com uma televisão jogada na garagem externa do órgão. Eles contaram que ao entrar, a cena foi ainda pior, com diversos documentos revirados, portas e janelas quebradas.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !