PIRAÍ
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforçou a fiscalização para promover mais segurança ao transporte rodoviário de passageiros. A ação aconteceu na Serra das Araras (BR-116), em Piraí, interior do Rio. Mais de 500 pessoas foram alcançadas por ações educativas.
A fiscalização serviu para sensibilizar os passageiros e condutores de ônibus a respeito da importância da utilização obrigatória do cinto de segurança durante toda a viagem. Além disso, os policiais integrantes do Grupo de Fiscalização de Trânsito da Superintendência (PRF/RJ) verificaram os equipamentos obrigatórios, o funcionamento do sistema de freios e as condições de segurança dos ônibus.
O cinto de segurança ajuda a manter os ocupantes firmemente presos ao assento, reduzindo o risco de lesões graves em caso de colisão, além de impedir que os passageiros sejam projetados do veículo, o que é uma das principais causas de morte em acidentes de trânsito.
Na PRF, a educação para o trânsito é um dos principais pilares para a construção de um trânsito mais humanizado e seguro para todos, devido ao seu potencial preventivo baseado na mudança comportamental advinda de ações que promovem reflexão e conscientização.
Durante a operação, foram abordados 25 coletivos e 534 pessoas alcançadas pelas ações educativas.