RESENDE
O Complexo Industrial da Nissan do Brasil vai encerrar no fim de setembro a produção do Nissan March. O veículo foi o modelo que marcou o início das atividades da empresa no país, na fábrica de Resende, em 2014. O hatch segue em evidência na Europa, onde ganhou novas versões ao longo dos últimos anos, diferente do modelo brasileiro.
A montadora confirmou ao A VOZ DA CIDADE que a produção será paralisada no fim de setembro, e com isso, a fábrica de Resende ficará produzindo o Nissan Kicks e o Nissan Versa V-Drive. Vale lembrar que o Kicks é o carro-chefe da empresa desde o seu lançamento, em 2016, sendo responsável por cerca de 50% das vendas totais da empresa no Brasil. Desde 2011, são quase 120 mil unidades produzidas em Resende, com motores 1.0 e 1.6. “Como parte natural do ciclo de vida do produto e para a adequação de sua capacidade de produção à realidade do mercado, a Nissan decidiu encerrar a fabricação do Nissan March em seu Complexo Industrial de Resende. A Nissan assegura que mantém inalterado todos os serviços de manutenção e reposição de peças para os proprietários das diferentes versões do modelo, que teve uma longa trajetória de sucesso no país”, informa.
Questionada sobre o impacto econômico da medida e o risco de demissões a montadora japonesa ressaltou que não haverá desligamentos em virtude do fim da produção do March. “Neste momento, não haverá mudanças em nossa força de trabalho”, frisou a empresa.
O Nissan March chegou ao mercado brasileiro em 2011, inicialmente importado do México, sendo nacionalizado a partir de 2014 com a inauguração da fábrica em Resende. O modelo que chegou a ter uma versão especial em homenagem aos Jogos Olímpicos Rio 2016 teve destaque no mercado nacional, mas desde meados da última década tem vendas em queda.
No primeiro semestre deste ano teve 1.940 unidades comercializadas, sendo que em 2014 foram de 24.650 unidades, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O levantamento dos 50 modelos mais emplacados em julho, por exemplo, o March não aparece.