Nissan celebra 25 anos de operações no Brasil

Por Franciele Aleixo
whatsapp image 2025 10 21 at 16.52.10

RESENDE

Nesta quinta-feira, dia 23, a Nissan completa 25 anos de operações no Brasil. O Complexo Industrial de Resende alcançou a marca de 100 mil carros fabricados para exportação, a unidade, que completou 11 anos em abril, confirma sua importância na cadeia produtiva automotiva da América Latina. Para marcar a data, a Nissan convidou a imprensa para a celebração e anúncio de exportação para a América Latina.

O veículo que simbolizou o feito foi um Kicks Play Sense branco, com câmbio manual, destinado à Argentina, país que responde por mais da metade das exportações da fábrica desde o início do programa. Além da Argentina, a Nissan envia veículos produzidos em Resende para Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica, Panamá e Bolívia.

Segundo a empresa, o investimento de R$ 2,8 bilhões permitirá à unidade fluminense produzir um novo SUV destinado a mais de 20 países, consolidando Resende como um hub de exportação da montadora japonesa na região.

Novo Kicks

A produção do novo modelo teve início em maio e, com ela, foram criados 400 novos empregos. Para isso, a fábrica passou por uma ampla transformação: foram implantados 98 novos robôs, num total de 169. A planta produz 24 carros por hora, com capacidade máxima de 32.

De acordo com Rogério Louro, diretor de comunicação coorporativa da Nissan, o novo modelo é produzido sob os três pilares da Nissan: robustez e versatilidade, sofisticação e conforto, tecnologia e segurança. “Este é um carro equilibrado que diferentes pessoas podem dirigir, o veículo possui maior dimensão externa, com tamanhos superiores em seu segmento. O painel de instrumentos e infotainment fácil de usar. Além disso, os assentos conforto extra com banco zero gravity nas fileiras dianteira e traseira, uma tecnologia Nissan inspirada em pesquisas da Nasa”, cita.

Ele ainda destaca que o veículo conta com escudo de segurança, ‘Nissan Safety Shield 360’. “Esse é considerado o modelo mais completo e seguro do segmento com 23 equipamentos de assistência ao motorista, incluindo alerta de colisão frontal com detecção de pedestre, assistente de frenagem traseira. A novidade fica por conta do motor turbo, com o melhor torque entre os motores 1.0T do segmento, outro item novo é a transmissão dual clutch banhada a óleo, proporcionando troca de marchas mais rápida”, enumera, acrescentando que o câmbio e-shifter para operação através de botões, e não câmbio.

COMPLEXO INDUSTRIAL

Inaugurado em 15 de abril de 2014, o complexo possui fábricas de veículos e motores, com ciclo completo de produção — da estamparia à pista de testes. Atualmente, conta com cerca de 2.600 funcionários diretos, número que ultrapassa 3.200 trabalhadores incluindo fornecedores e prestadores de serviços, operando em dois turnos de produção.

Para a Nissan, o marco reforça o papel estratégico de Resende na indústria automotiva nacional e na geração de empregos e tecnologia no interior do estado do Rio de Janeiro.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos