RESENDE
A Nissan abriu inscrições para a 4ª edição do Inova-san, programa voltado à educação empreendedora e inovação aberta, direcionado a estudantes, onde está instalado o Complexo Industrial da Nissan, no Polo Industrial em Resende. Criada em 2019, a iniciativa propõe aos estudantes locais pensarem soluções para os desafios reais que impactam a região.
“Na Nissan temos o forte propósito de contribuir para um mundo melhor e para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. O Inova-san, que já está em sua 4ª edição, é um grande exemplo desse nosso compromisso. Por meio da educação, inovação aberta e empreendedorismo, queremos continuar dando a oportunidade e ferramentas a universitários da região Sul Fluminense de pensarem em como podem fazer a diferença em suas comunidades, com projetos voltados para o futuro sustentável”, explica a gerente de Responsabilidade Social da Nissan do Brasil, Ana Silva.
Uma das principais novidades deste ano são as categorias nas quais os estudantes poderão inscrever seus projetos. São três: Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes; Indústria 4.0 e Economia Circular e Futuro Sustentável.
Podem se inscrever estudantes matriculados em graduações e pós-graduações de instituições de ensino superior ou em cursos técnicos. As inscrições podem ser feitas no site na empresa, no link www.inovasan.com.br até o dia 5 de maio.
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
Os estudantes participam do Sparking, um momento com atividades para ajudá-los na definição do tema e desenvolvimento dos projetos. Esta fase inclui sessões para tirar dúvidas sobre o Inova-san, palestras com especialistas abordando as temáticas do programa e com professores da região para falar sobre desafios locais, além de oficinas de Design Thinking, mentorias coletivas e episódios de podcasts com conteúdos relacionados ao programa e à geração de conhecimento sobre inovação e empreendedorismo. Na etapa seguinte, conhecida como Feeding, os participantes realizam a trilha de modelagem de negócios e contam com mentoria personalizada para os projetos escolhidos, totalizando, junto com a fase anterior – Sparking –, mais de 7.700 horas de conteúdo. E na última etapa, a Growth, os estudantes dos 3 times vencedores – um em cada categoria – recebem como prêmio todo o suporte necessário para desenvolverem seus projetos. Os jovens empreendedores ainda ganham cursos de extensão para aprimorar seus conhecimentos.
A premiação consiste em uma bolsa por equipe vencedora no Programa de Aceleração da Founder Institute Brasil, filial brasileira de uma das maiores aceleradoras do mundo de startups em estágio inicial; curso de Desenvolvedor de Projetos Maker em FabLab, laboratório de fabricação digital e experimentação da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN)/SENAI que fomenta a criatividade e a inovação para empreendedores, empresas e instituições de ensino; e mentorias com executivos da Nissan.