BARRA MANSA
Uma iniciativa que nasceu da vontade de ajudar ao próximo, como forma de celebrar a cura de uma pessoa da família, o projeto Natal Solidário, idealizado pela assessora parlamentar Rafaela Gomes da Rocha, de 38 anos, chegou a sua 11ª edição, neste ano, com a distribuição de 250 brinquedos para crianças carentes, de Barra Mansa. Conforme explica Rafaela, nos primeiros nove anos o evento se resumia apenas na entrega de brinquedos em alguns bairros da cidade, no entanto, desde o ano passado, a iniciativa passou a incluir uma festa, além da distribuição de brinquedos, no espaço cedido pela Igreja Projeto Vida do bairro Siderlândia.
A festa aconteceu na tarde do último sábado, dia 21, e reuniu mais de 100 crianças. A programação teve contação de histórias, futebol, cama elástica, tobogã, pipoca, algodão doce, picolé, cachorro-quente, refrigerante e suco. “Mesmo com a chuva as crianças aproveitaram muito. Foi uma tarde marcada por muita alegria e diversão para todos os presentes”, destacou Rafaela. Segundo ela, os brinquedos que sobraram foram doados no Abrigo Lar Acolhedor, onde esteve presente a futura primeira-dama, Joseane Ricarte, e às crianças das famílias cadastradas no projeto “Eu Pratico Esperança”, também da Igreja Projeto Vida de Barra Mansa, que distribui cestas básicas.
Conforme recorda Rafaela, o Natal Solidário nasceu há 11 anos, em um momento muito difícil para sua minha família, quando um dos seus irmãos, com apenas 21 anos, foi diagnosticado com um câncer raro e muito avançado. Em uma das cirurgias que ele precisava fazer, ela conta que pediu aos seus pais para ficar ba sala de espera e, durante o tempo de espera, ela fez um voto com Deus de que se o irmão saísse daquela cirurgia curado e bem, dedicaria a vida a fazer mais pelo próximo, especialmente pelas crianças.
“Naquele hospital, no INCA da Cruz Vermelha, havia um andar inteiro só de crianças lutando por seus próprios milagres, assim como meu irmão. Foi então que Deus plantou em meu coração o sonho do Natal Solidário para crianças carentes. Desde aquele momento, com a ajuda d’Ele e das doações de amigos, o evento cresceu e, a cada ano, conseguimos alcançar mais crianças, tornando o Natal delas ainda mais especial. Hoje, após 11 anos, vejo como Deus coloca as pessoas certas em meu caminho para que esse projeto continue a prosperar. Sou imensamente grata a cada um que se junta a esse sonho e contribui para que ele se torne realidade”, enfatizou Rafaela.