Itatiaia investiga suspeita de segundo caso de febre amarela; morador de Penedo está internado

0

ITATIAIA

A Secretaria Municipal de Saúde de Itatiaia está investigando junto das autoridades competentes um suposto segundo caso de febre amarela em humanos. A vítima seria outro morador do Penedo, desta vez da localidade Vale do Ermitão. O paciente, que não teve o nome revelado, tem 56 anos e, segundo o governo local, também por opção não se vacinou contra a doença. Desde 2017 são realizadas campanhas preventivas nas unidades de saúde do município.

Informações confirmadas ao A VOZ DA CIDADE nesta terça-feira, dia 10, pela Prefeitura de Itatiaia, ressaltam que o morador de Penedo está internado em uma unidade de saúde particular, em Resende. “Sim, existe uma nova suspeita. Trata-se de um morador de Penedo, de 56 anos. O mesmo segue internado no Hospital Samer, em Resende. O paciente já passou por um exame que foi encaminhado para o Laboratório Noel Nutels, no Rio de Janeiro e a Secretaria de Saúde aguarda o resultado”, informou a Prefeitura de Itatiaia.

MACACOS

Ao menos dois macacos, animais que vivem na copa de árvores e sinalizam a presença da doença, foram encontrados mortos na cidade neste ano. O primeiro foi em março, no interior do Parque Nacional de Itatiaia. E o segundo foi localizado no dia 6, no Vale do Ermitão. Caso seja confirmado o diagnóstico positivo, este será o segundo caso de febre em humanos de Itatiaia e, novamente de um morador de Penedo. O bairro que também é o cartão-postal do município pelo turismo, entretenimento e negócios, surge como principal área de ação dos mosquitos transmissores da febre amarela silvestre.

O bairro do Penedo terá atenção do governo com campanha de orientação aos moradores e turistas – Foto: Idelfonso Pinheiro/Arquivo

Sobre as circunstâncias da presença da febre amarela na região de Penedo, o governo informou que vai realizar campanha orientando não somente os moradores como também os turistas. “A Prefeitura está preparando um material informativo (folders e cartazes) para que possa orientar não só os visitantes, como também os moradores. Quanto a proteção, os municípios recebem uma quantidade de vacina para imunizar a sua população. A orientação é para que os visitantes se vacinem antes de viajar para a cidade”, adverte o governo.

Em relação ao segundo macaco encontrado morto, a Prefeitura de Itatiaia ressaltou ao A VOZ DA CIDADE que o animal foi recolhido no Vale do Ermitão,em Penedo, pelo coordenador de Vigilância Ambiental,Getúlio Barreto. “O animal foi encaminhado para o Instituto de Medicina Veterinária George Vaistman, no Rio de Janeiro, para análise e a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, aguarda o resultado. A Prefeitura reforça que a culpa da febre amarela não é do macaco, ele é apenas um sinalizador de que há presença do mosquito transmissor”, observa.

CASO DIAGNOSTICADO

Na semana passada a Secretaria Estadual de Saúde confirmou o único caso de febre amarela em humanos do município. A vítima é um homem, residente no bairro de Penedo, localidade do África. Ele teve exames confirmados para a doença através do laboratório Noel Nutels, no Rio. Do Hospital Manoel Martins de Barros, em Itatiaia, ele foi transferido para o Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo. “O paciente segue internado no Hospital Estadual Alberto Torres e o estado de saúde dele é grave, porém estável”, disse a prefeitura. Desde a semana passada, o reforço na imunização ocorre em todos os  postos de Itatiaia sem agendamento prévio.

A vacinação segue sem agendamento prévio em todas as unidades da rede de Itatiaia – Foto: Divulgação

De acordo com o levantamento realizado no dia 5, pelo setor de Imunização, um total de 23.612, ou seja, 90,8% da meta de 26 mil pessoas já receberam a dose da vacina, em toda a cidade. Nessa mesma data o levantamento em Penedo registrou 5.265 pessoas vacinadas da meta de 6 mil. No fim de semana passado, dia 7, uma equipe da Secretaria de Saúde esteve em Penedo dando suporte aos moradores. Na ocasião foram vacinadas 54 pessoas na ação realizada nas localidades da África e Vale do Ermitão. Segundo a coordenadora do PSF de Penedo, Leila Marques, entre os dias 2 e 6, foram vacinadas 400 pessoas em Penedo.