SUL FLUMINENSE
O Natal movimenta as estratégias de vendas dos lojistas. A principal data para o setor varejista terá incentivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) que lançou a primeira etapa da campanha ‘Natal Família Digital’. Em virtude da pandemia do coronavírus, este ano a ação será de gratuita para os associados que estiverem em dia com as mensalidades.
Até o próximo dia 20 eles podem reservar o kit, que é composto de dois cartazes, dois adesivos e mil cupons. Para as empresas que não são associadas, a reservar do kit será possível mediante a antecipação do pagamento de seis mensalidades. As regras para aderir à campanha estão no site www.cdlvr.org.br.
A campanha Natal Família Digital vai sortear 200 prêmios para os consumidores do comércio de Volta Redonda. Serão 50 vales-compra de R$ 100, sorteados aos sábados durante o mês de dezembro, por meio da extração da loteria federal. O site www.natalfamilia.com.br reunirá o regulamento da campanha que será deflagrada no comércio volta-redondense a partir de 1º de dezembro.
Para participar, o consumidor terá direito a um cupom a cada R$ 60 em compras, num total de 20 vales-compra para cada compra nas lojas participantes da campanha. “Para incentivar ainda mais o distanciamento social, o consumidor não vai precisar acompanhar o sorteio presencialmente, porque será feito diretamente pela loteria federal, todos os sábados de dezembro. E vai ser muito prático. Ele se cadastra uma vez no site e depois só entra para acrescentar os cupons que for recebendo”, explicou o presidente da CDL-VR, Gilson de Castro.
Nesta edição, o valor que for sorteado aos consumidores deverá ser utilizado para novas compras de produtos nas lojas participantes da campanha. “O consumidor vai comprar e ter direito a participar da campanha e depois volta para gastar o que ganhou”, reitera Gilson de Castro.
O comércio de Volta Redonda conta com aproximadamente 10 mil estabelecimentos comerciais. Ante da pandemia gerava em torno de 40 mil empregos e durante os meses em medida restritiva baixou em 20%, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram quase 80 dias inoperantes e no período, a CDL projetou que 200 empresas tenham encerrado atividades na cidade.
Durante os meses mais críticos da pandemia, a CDL não cobrou mensalidade dos associados. “Não achamos justo deixar de realizar a campanha. Nos esforçamos muito em buscar parcerias com a iniciativa privada e mais uma vez contamos com o apoio da Transporte Generoso e do Sicoob para que a maior campanha de Natal da região fosse realizada e a tradição mantida. Optamos por fazer uma campanha de graça para nossos associados”, acrescenta o presidente lembrando que a campanha deste ano também terá cunho social.
Quando for retirar os kits, as empresas serão incentivadas a doarem um quilo de alimento não perecível. Os produtos arrecadados serão entregues para uma instituição sem fins lucrativos que ainda será escolhida. A data para a retirada do kit também ainda será marcada.
NATAL DE LUZ E MAGIA EM BARRA MANSA
Na cidade de Barra Mansa a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BM) e a Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM) desenvolvem junto com a prefeitura o projeto de enfeites das vias do centro comercial para o Natal. “É um projeto de alto custo, que envolve várias ações no decorrer dos meses para incrementarmos o comércio nesta data importante para as vendas, principalmente num ano difícil para todos. Mas, vamos transformar essa ação com um misto de sentimento, resgatando a essência do Natal, com a chegada do presépio, a árvore iluminada e demais surpresas”, ressaltou o vice-presidente comercial da Aciap-BM, Matheus Gattás Alves da Silva.
Entre as vias que irão receber os ornamentos estão: a Avenida Joaquim Leite; a Rua Domingos Mariano; a Rua São Sebastião; a Rua Dr. Mário Ramos; a Praça da Matriz e a Praça da Liberdade. Ações contemplarão bairros comerciais também. Os postes do centro da cidade serão enfeitados com luminosos, de estrutura metálica e com LED.
PRAÇA DA MATRIZ ILUMINADA
Também haverá árvores sakuras 3D de seis metros cada, espalhadas pelo local. Além disso, bolas com estrelas e luas feitas com mangueiras de LED deixarão a cidade mais brilhante somada a ornamentos de cometas distribuídos em pontos estratégicos. A Praça da Liberdade contará com uma caixa de presente 3D com piscas, de 4,5 metros de largura e 4 metros de altura, e uma árvore de Natal luminosa com 9 metros de altura.
Um presépio será montado na Matriz que contará com muitas luzes também. E por fim, um pórtico dará as boas-vindas às famílias e reafirmará a chegada do Natal 2020 em Barra Mansa. “Estamos preparando um repertório com apresentações de meia hora na cidade – em diferentes dias e pontos para evitarmos aglomeração devido aos cuidados no combate ao novo coronavírus. Barra Mansa se destaca como a primeira cidade a apresentar um projeto de Natal ao qual moradores e comércio se sentirão presenteados”, destacou o prefeito Rodrigo Drable.
As entidades estão nos preparativos finais do contrato para que o projeto de iluminação seja inaugurado no dia 16 novembro. Em virtude da pandemia, nenhuma grande festa será preparada esse ano para evitar aglomeração em Barra Mansa.