RESENDE
O nadador resendense, Daniel Xavier Mendes, 22 anos, vai estrear nos Jogos Paralímpicos 2024, nesta sexta-feira, dia 30. Ele é um dos 280 atletas da delegação brasileira, em 20 modalidades nas Paralímpiadas. É a maior delegação do país em Jogos Paralímpicos fora do Brasil, só perdendo mesmo para a Rio 2016, quando o Brasil contou com 278 atletas com deficiência.
Daniel, é um dos estreantes que pode ajudar o Brasil a conquistar o maior recorde de medalhas na natação. O nadador descobriu que tinha paraparesia espástica, doença que limita os movimentos dos seus membros inferiores, por volta dos três anos, quando começou a mancar e recebeu uma indicação médica para iniciar na natação, como forma de controlar a sua deficiência. Ele migrou para a natação paralímpica no fim de 2019.
Mendes vai competir na classe S6 (limitações físico-motoras). Ele vai disputar o 50m livre, 100m livre e revezamento 4x50m livre. Também vai competir o revezamento 4x50m livre com Lídia Cruz, Patrícia Pereira e Talisson Glock.
Ao conversar rapidamente com a equipe de reportagem do Jornal A Voz da Cidade, Daniel falou sobre a expectativa de participar pela primeira vez dos Jogos Paralímpicos. “Estou com uma expectativa muito boa. Os treinamentos estão fortes na reta final. Agora é só fazer o que fiz nos treinamentos e aproveitar o momento”, disse o nadador.
HORÁRIO DAS COMPETIÇÕES
A competição desta sexta-feira, que Daniel vai disputar será o 4x50m livre. A eliminatória acontece às 6h40min e a final às 15h34min.
Já no dia 4 de setembro, Mendes pula na água para disputar o 50m livre na categoria S7, às 6h01min a eliminatória e a final às 13h09min.
No dia 5, o nadador vai competir os 100 metros livre categoria S6, a eliminatória às 4h45min e a final às 12h44min. Vale destacar que os horários são de Brasília.