BARRA MANSA
Foi realizado nesta quinta-feira, dia 21, pela Secretaria de Saúde, de Barra Mansa, um grande mutirão de combate à dengue e de controle de roedores na Vila dos Remédios, localizada no Distrito Floriano. A ação mobilizou equipes que percorreram todas as ruas da localidade, fiscalizando residências, orientando moradores e aplicando veneno em locais identificados como pontos de risco. No total, participaram da ação 22 agentes de combate à dengue e 12 agentes de zoonoses.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Juliana Russi, a iniciativa teve como foco conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e também de roedores – ambos responsáveis pela transmissão de doenças.
– Durante as visitas, os agentes explicaram aos moradores a importância de eliminar recipientes que possam acumular água e se transformar em criadouros do mosquito da dengue, além de orientá-los sobre medidas para reduzir a presença de roedores nas residências e nos arredores – destacou Juliana.
Quando necessário, os agentes realizaram a aplicação de veneno para o controle de roedores, sempre avaliando o local, orientando e alertando as famílias sobre os cuidados essenciais, especialmente com crianças e animais domésticos. Além disso, os agentes conversaram com os moradores para identificar bueiros e pontos onde a presença de roedores pudesse representar risco.








