Angra dos Reis
Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 17ª Semana Nacional de Museus acontece entre os dias 13 e 19 de maio, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).
Nesta edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país vão oferecer ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais. O Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis não ficará de fora, e uma programação especial foi criada para receber os visitantes. O Museu de Arte Sacra fica instalado na capela de Nossa Senhora da Lapa e da Boa Morte, na rua Doutor Bastos, s/nº, no Centro.
Um dos destaques da Semana será a exposição ‘Milagre que fez – ex-votos de Angra dos Reis, fé, arte e tradição’, que será aberta na próxima segunda-feira, 13, e vai até 5 de agosto. O termo ‘ex-voto’ é uma abreviação latina de ‘ex-voto suscepto’ – o voto realizado, usado para designar formas de agradecimento à determinada divindade por uma graça alcançada. São diversos os tipos de objetos, tais como estatuetas, placas e imitações de partes do corpo humano. Os materiais variam, podendo ser confeccionados em barro, madeira ou cera. A mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira das 10 às 12 horas das 14 às 18 horas.
A cidade conta com uma coleção de ex-votos bem característicos, datados dos séculos XIX e XX. São pequenas tábuas recortadas lembrando oratórios onde se pintavam partes do corpo afetadas por doenças ou o próprio enfermo em seu leito. Em algumas placas foram representados somente os olhos, adornados por uma espécie de máscara. Os pedidos e agradecimentos eram escritos em papel e colados sobre a tábua abaixo do desenho, sempre com a frase inicial ‘Milagre que Fez’. São Benedito, Santa Luzia e Nossa Senhora da Conceição dos Remédios são os santos homenageados e a confecção das placas era executada por artesãos locais anônimos.
O visitante poderá conhecer esculturas dos santos e santas que são referências da fé Católica Romana em Angra dos Reis, bem como outras manifestações de gratidão que fazem parte das tradições locais.
PROGRAMAÇÃO
Dia 13 – 18 às 22 horas – Roda de conversa com o tema: ‘Resgate das tradições culturais em Angra dos Reis’. Mediadores: professora Cristiane Júdice T. L. B. Borges; turismólogo Alex Sander Albertasse Faria; e alunos da UFRRJ, Turismo, Polo Cederj – Angra dos Reis. Entrada gratuita.
Dias 14/05 e 15/05 – 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas – Oficina de pintura em gesso para crianças. Vagas limitadas, com a Coordenadora de Patrimônio Histórico e Cultural Luciana Praça. Agendamento pelo telefone: (24) 3369-7693. Entrada gratuita.
Dia 16/05 – 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas – Visita guiada. O visitante receberá informações sobre a exposição, sobre o Museu de Arte Sacra, além da história do prédio onde ele está instalado, e sobre a Capela de N. Srª da Lapa e da Boa Morte, datada de 1752. Agendamento pelo telefone: (24) 3369-7693. Entrada gratuita.
Dia 17/05 – 10h30min às 12 horas e das 14 às 17 horas – Oficina de Música #Musicalizando: oficina de percussão com o professor Jorge Moreno. Agendamento pelo telefone: (24) 3369-7693. Entrada gratuita.