Museóloga do Museu de Arte Moderna de Resende promove Seminário em comemoração ao Dia da Pessoa Museóloga

Por Cyntia Freitas

RESENDE

A museóloga do Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende, Tatiana Avelino, promove na segunda-feira, dia 18, um Seminário em comemoração ao “Dia da Pessoa Museóloga” celebrado nesta data. A realização do evento, que terá como tema “Museu e Patrimônio” se dá em razão da profissional cursar mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tendo como requisitos a organização de Seminários sobre o tema, além de conscientizar a sociedade da importância da preservação do patrimônio seja ele material ou imaterial. O evento acontece na sede do Museu, na Rua Dr. Cunha Ferreira, nº 104, no Centro Histórico da cidade, no período das 14 às 17 horas.

A museóloga, licenciada em Artes e especialista em História da Cultura pela Universidade Gama Filho e diretora de Cultura da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, Lígia Azevedo vai abrir a programação do seminário com uma breve explicação sobre a profissão de museólogo. Em seguida, o professor, historiador, mestre em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e diretor do Arquivo Histórico Municipal de Resende, Angelo Márcio, vai ministrar palestra com o tema “Museu e Patrimônio”. Em seguida, a museóloga, especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal Fluminense e mestranda em Preservação do Patrimônio Cultural, Tatiana Avelino fará uma apresentação da formação a qual está cursando no IPHAN e do que tem aprendido e estudado com o corpo docente e discente do ensino.

Tatiana explica que o objetivo do evento é também comemorar o Dia da Pessoa Museóloga com uma atividade para despertar a atenção do público para a profissão. “As responsabilidades desses profissionais incluem ensinar e promover o estudo da museologia; planejar, organizar e supervisionar as operações, exposições e atividades educacionais do museu; coletar, armazenar, preservar e divulgar as coleções de museus; identificar e classificar os bens culturais avaliar profissionalmente o valor e autenticidade de tais bens; e outras funções inerentes à profissão. Quanto ao trabalho do dia a dia, acontece em diferentes vertentes do museu: alguns museólogos estarão diretamente envolvidos na curadoria das exposições, outros serão responsáveis pela catalogação e até estarão envolvidos nos processos de gestão da instituição e das políticas públicas culturais”, explica Tatiane, que durante o mestrado organizará apresentações do desenvolvimento de suas atividades práticas e de pesquisa através de seminários internos aberto ao público na instituição onde desempenha suas práticas profissionais.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos