ESTADO/SUL FLUMINENSE
Preparar crianças e adolescentes para o enfrentamento de situações de emergência na segurança, disseminando a cultura da prevenção, com a realização de atividades socioeducativas. Esse é principal objetivo do projeto PM Mirim, que o deputado estadual Munir Neto deseja que seja implantado nos 40 batalhões de Polícia Militar do Estado. Ele protocolou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro esse projeto de lei.
Se aprovado pela Alerj e sancionado pelo governador Cláudio Castro, para participar, as crianças e adolescentes precisam estar matriculados em escola regular, com uma frequência mínima de 75% no ano letivo e/ou atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).
“Queremos propiciar maior interação entre as corporações, as famílias e a comunidade, com a criação de circuitos alternativos de vivência e convivência e ocupar nossas crianças e adolescentes com atividades cívicas, socioculturais, esportivas e recreativas”, explicou Munir.
O projeto ainda aponta que a PM poderá celebrar convênios com as prefeituras interessadas e fazer parcerias com organizações não governamentais, além de empresas. “Os municípios terão total liberdade para celebrar convênios com os batalhões de Polícia Militar e contribuir na execução das atividades desse importante projeto social. Queremos contribuir na orientação de tantas crianças e adolescentes sobre temas relevantes, como o exercício de cidadania, legislação de trânsito, noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes, ecologia e meio ambiente. É vedada, claro, qualquer participação em atividades operacionais da PM”, disse o autor do projeto.
NA SEGURANÇA PÚBLICA
Ainda na área de segurança pública, o deputado é autor de uma indicação legislativa que pede ao governador e ao secretário de Estado da Polícia Civil o aumento do efetivo e envio de novas viaturas para o DPO de Arrozal, distrito de Piraí.
Munir contou que recebeu a visita do vereador Alexsandro Sena, de Piraí, no seu gabinete, informando da urgência dessa necessidade.