VOLTA REDONDA
Na véspera do Dia Internacional e Dia Nacional do Idoso, comemorados nesta terça-feira, 1º de outubro, a Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Alerj (Cacai-Alerj) promoveu uma ação de conscientização sobre os direitos dessa população, que já representa maioria no Estado do Rio de Janeiro. O presidente da Comissão, deputado Munir Neto (PSD), visitou o Centro Dia de Volta Redonda voltado especialmente para atendimento a pessoas acima dos 60+. No local, ele homenageou os idosos com vasinhos de flores e entregou exemplares do Estatuto da Pessoa Idosa.
Para o parlamentar, é muito importante fazer com que o documento, que completou 21 anos em setembro, seja de fato cumprido e respeitado por toda a sociedade. Acompanhado da equipe da Comissão, Munir Neto também conversou com pessoas idosas nas ruas, questionando sobre o que pensam sobre o Estatuto e distribuindo cópias do documento. Seu Tarcísio, um engenheiro aposentado de 85 anos, por exemplo, respondeu que apenas parcialmente eles têm seus direitos respeitados e que é importante cobrá-los.
O deputado ainda aproveitou a data para reforçar a campanha do Detro-RJ, em parceria com a Comissão da Alerj, que conscientiza sobre a prioridade às pessoas idosas nos transportes intermunicipais. Segundo ele, a sociedade precisa conhecer e respeitar este direito, assegurado por lei estadual desde 2019.
Munir Neto também tem se preocupado com o aumento da violência contra a pessoa idosa no estado. Ele destaca que a Comissão da Alerj mantém o Disque Pessoa Idosa (0800 0239191) para receber denúncias sobre violação de direitos. Em média, o serviço recebe pelo menos uma denúncia a cada dia, mas a maior preocupação é com o grande número de casos que não chegam ao conhecimento das autoridades. A Comissão encaminha todas as denúncias para órgãos como Defensoria Pública, Ministério Público e Polícia Civil para que tomem providências imediatas.