RIO CLARO
Três pessoas representarão Rio Claro na 4° Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de junho, no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, no Centro do Rio. São elas: Christiano Amaral, do grupo Literário e Artístico de Rio Claro; Marcelo Moura, ator, professor e diretor do projeto social de teatro em Lídice; e Ivan de Moura Portugal, representante governamental.
No último dia 7, na etapa regional do Médio Paraíba ocorrida em Itatiaia, foi consolidada a adesão de Rio Claro à conferência, juntamente com os municípios de Barra do Piraí, Piraí, Porto Real, Rio das Flores e Valença. Na ocasião, foram eleitos os delegados das cidades que participarão da conferência estadual.
De acordo com a presidente do fórum, Denise Assis, essa é uma oportunidade única de formar com os 13 municípios que compõem o Fórum Regional de Políticas Culturais do Médio Paraíba, uma representação forte e significativa para o fortalecimento de políticas que beneficiem o interior, com os 12 municípios representados. “Vamos invadir a conferência estadual, e assim trazer, com certeza, resultados que beneficiem todos os municípios do Médio Paraíba”, afirmou.
O Estado do Rio de Janeiro aprovou em junho de 2015 a Lei da Cultura, garantindo o funcionamento do Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro (Lei 7035/2015), com notada mudança no âmbito das políticas culturais em todo estado, agregando os 92 municípios em nova ação em prol do desenvolvimento cultural fluminense.
As conferências são espaços destinados ao encontro entre a sociedade civil e poder público, com o objetivo de debater e propor políticas, programas e ações a serem aplicadas e desenvolvidas. As propostas em discussão na 4ª Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro tem um peso relevante no cumprimento do Plano Estadual de Cultura do estado, em especial, o acompanhamento das metas e ações já implementadas, no conjunto das diretrizes e estratégias deste Plano.