Historiador lança livro infantil contando a história de Resende na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira

0

RESENDE

O professor, historiador e coordenador do Arquivo Histórico do município, Ângelo Tramezzino, lança nesta quarta-feira, dia 22, o livro “A Fabulosa História da Árvore que virou Cidade”, que conta ao público infantil, um pouco a história de Resende, que no próximo dia 29, completa 220 anos de emancipação político-administrativa. O evento acontece às 16 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores, no Centro Histórico da cidade.

Na versão em quadrinhos, a história ganha novo cenário e novos personagens-Divulgação

De forma descontraída e com argumento em História de Quadrinho, o livro é uma adaptação do espetáculo teatral da Cia de Teatro e Improviso Upalalá, que contava a história da cidade por uma viagem no mundo dos livros. “Na versão em quadrinhos, a história ganha novo cenário e novos personagens. Os irmãos Tico e Tinho encontram o Velho Nô- personagem inspirado no historiador Claudionor Rosa falecido no dia 28 de março de 2019-, no Parque das Águas, onde embarcam na fabulosa história de nossa cidade: desde o tempo onde o Povo Puri vivia em harmonia com a Mantiqueira e suas riquezas, passando pela ocupação colonial e todo processo violentos que povos originários e afro brasileiros passaram ao longo do tempo, principalmente durante a economia do café”, explicou Ângelo, que além do texto também assina as ilustrações. “A Fabulosa História de Nossa Cidade nasceu do desejo de produzir um material sobre a História de Resende destinado ao público infantil”, complementa.

O historiador ainda conta que o livro traz todo processo de desenvolvimento de Resende, seus Marcos históricos e elementos da cultura imaterial e cultural material, de Resende, além de personagens importantes como Mano Elói, Pereira Barreto e Maria Benedita ( a Rainha do café).

O livro está sendo vendido no Centro Cultural de Visconde de Mauá, no Restaurante Uai Su, Banca do Dudu, no Centro da cidade, Dom Papiro, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), no bairro Morada da Colina, além do Cirandina, brinquedos educativos e com o próprio autor pelo WhatsApp (24(99903-9650, no valor de R$5.

error: Conteúdo protegido !