ANGRA DOS REIS
Aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 3, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), o evento ‘Mulher em Movimento’, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e Secretaria Executiva de Assistência Social. O encontro marcou a abertura da programação municipal referente ao Março Violeta, também chamado de mês da mulher.
Estiveram presentes o prefeito Fernando Jordão, a deputada estadual Célia Jordão, a superintendente da Secretaria de Estado da Mulher, Tatiana Queiroz, a presidente da OAB Mulher, Dra. Aline Angelim Teixeira, o secretário executivo de Assistência Social, Heraldo França, e os vereadores Jane Veiga, Luciana Valverde e Rubinho Metalúrgico.
– As mulheres que trabalham em nossa secretaria merecem ser aplaudidas todos os dias. Vocês são um exemplo para todos nós. Teremos comemorações até o fim de março. Tenho certeza de que será um mês muito importante e alegre. Parabéns a todas as mulheres dessa equipe maravilhosa – comemorou Heraldo França.
Durante o evento, convidados homenagearam a deputada Célia Jordão, autora da Lei Estadual nº 4655/2021, referente ao Março Violeta, uma iniciativa abraçada pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e pelo governador Cláudio Castro desde 2021. O Março Violeta tem como objetivo alertar a sociedade sobre a necessidade da equiparação salarial sem distinção de gêneros e sobre um tratamento igualitário entre todos.
Após os discursos dos convidados presentes, a Dra. Aline Angelim Teixeira realizou uma palestra com o tema ‘Discriminação contra as mulheres no mercado de trabalho’, onde abordou temas como empoderamento feminino, machismo no ambiente de trabalho, preconceitos enraizados culturalmente e sexismo.
– Quero agradecer em nome da OAB Mulher pelo convite. Gostamos muito de participar dos eventos da secretaria. O município pode contar sempre conosco. Estamos juntos na luta pelo apoio e defesa dos interesses das mulheres – frisou a Dra. Aline Angelim Teixeira.
Além da palestra, os participar puderam conferir e comprar diversos artesanatos confeccionados por mulheres da Aldeia Guarani Sapukai.
A programação, organizada pela Coordenação Técnica da Mulher, continua até 31 de março em diversos bairros do município, com palestras, rodas de conversa, atividades esportivas e de lazer, e desfiles da terceira idade.