BARRA DO PIRAÍ
Durante a programação do Barra Folia 2026, o Carnaval ganhou um significado ainda mais especial com a realização de uma ação de conscientização ambiental. Em meio à folia, foram distribuídas mudas de Ipê Rosa e Goiabeira, espécies nativas da Mata Atlântica.
A iniciativa foi realizada pela Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a CEDAE, que doou 100 mudas ao Bloco O Conto do Vigário. Outras 200 mudas também foram destinadas ao Bloco da Melhor Idade, ampliando o alcance da ação.
O secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Christian Taranto, destacou que a iniciativa reforça a importância da educação ambiental junto à população.
“A parceria com alguns blocos mostra a importância de estarmos sempre em contato com a população, promovendo políticas de educação ambiental. Neste Carnaval, estivemos presentes em cinco blocos, sendo que a doação de mudas ocorreu nos Blocos da Melhor Idade, O Conto do Vigário e da Capivara. A CEDAE, que é parceira nos eventos da SEMAS, nos doou 360 mudas para serem distribuídas durante o Carnaval. Acreditamos que a participação da Secretaria nesses eventos ressalta a importância de cuidarmos do nosso meio ambiente.”
Integrante do Bloco O Conto do Vigário, o padre Paulo, pároco da Paróquia de Santana, ressaltou o simbolismo da ação.
“Cuidar do meio ambiente é também um gesto de amor ao próximo e às futuras gerações. Plantar hoje é garantir vida amanhã,” disse o padre.
A prefeita Katia Miki destacou que o Carnaval é uma oportunidade de ampliar o alcance das ações educativas.
“Durante o Carnaval, a cidade inteira está nas ruas. É o momento ideal para aproveitar essa grande concentração de pessoas e fortalecer esse trabalho de conscientização, unindo cultura, alegria e responsabilidade ambiental,” afirmou a prefeita.