QUATIS
Foi votada e aprovada, por unanimidade pela Câmara de Vereadores, na sessão desta quinta-feira, dia 1º de setembro, a mensagem que permite reajuste salarial e reforma no Estatuto dos servidores municipais de Quatis. A matéria aprovada foi enviada ao Legislativo, através um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) pela diretoria do Sindicato dos Funcionários Públicos. Agora, a categoria aguarda sanção do prefeito para os efeitos da mensagem.
O presidente do Sindicato, Leonel Pereira de Lima Sobrinho, contou ao A VOZ DA CIDADE que, se a lei for sancionada pelo prefeito Aluísio D’Elias até o próximo dia 10, o aumento salarial conquistado pelo sindicato aos servidores acontecerá ainda este mês. “Se até o próximo dia 10 a lei for sancionada, ainda este mês, os trabalhadores já podem comemorar ainda mais, já que a primeira etapa da luta, que é a aprovação da mensagem, já foi vencida”, contou Leonel, lembrando que para a criação da mensagem, houve um estudo no impacto na folha que comprovou a possibilidade do reajuste.
O presidente lembrou ainda que, a conquista vai beneficiar cerca de 1100 servidores efetivos, correspondente a quase 70% dos trabalhadores que recebem um salário mínimo, com exceção dos servidores da Educação e demais profissionais com curso superior. Ressaltou ainda que, a atual tabela estava defasada e os servidores ganhando um salário mínimo. Para o sindicalista, o percentual de aumento gira em torno de 27 % somadas a correção da tabela mais a perda inflacionária. “Estamos reivindicando esse reajuste desde que assumimos o sindicato em 2015. Agora, podemos comemorara, pois trata-se de uma grande conquista para todos nós, sindicalistas e servidores. Foram anos de luta que agora chegou ao fim com uma grande vitória”, comemorou Leonel, lembrando que, agora, alguns servidores vão ultrapassar o salário base, já que vai ser somado progressões, adicionais.