Economista dá dicas de como investir 13º salário

0

Barra Mansa

Todo trabalhador com carteira assinada trabalha tem direito ao 13º salário no fim do ano. O benefício deve ser proporcionalmente ao tempo de serviço do empregado na empresa, considerando-se a fração de 15 (quinze) dias de trabalho com mês integral, em duas parcelas, a 1ª parcela a título de adiantamento o equivalente a 50% do salário deve ser pago entre os meses de fevereiro a novembro ou por ocasião das férias quando solicitado em janeiro; a 2ª parcela obrigatoriamente até o dia 20 de dezembro. Há os que preferem com ele pagar dívidas, gastar com presentes ou guardar. O A VOZ DA CIDADE ouviu uma economista para dicas de como investir o dinheiro extra.

dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) informam que cerca de 83,3 milhões de brasileiros devem receber o décimo terceiro salário. O pagamento deve injetar cerca de R$ 200,5 bilhões na economia brasileira este ano – um crescimento de 4,7% na comparação ao ano passado.

Onde investir?

A economista Rafaella Assis indica que a melhor alternativa antes de receber o 13º salário é fazer um diagnóstico da atual situação financeira e somente a partir dessa análise planejar como o dinheiro será utilizado.

“A maioria dos trabalhadores tem algum tipo de dívida pendente, e o 13º salário surge como uma alternativa de solução para quitá-las ou minimiza-las. Atenção para dívidas no cartão de crédito, cheque especial e empréstimos bancários, pois elas possuem as maiores taxas de juros do mercado. Além disso, com esse rendimento extra é possível renegociar problemas financeiros no SPC e no Serasa”, aconselha.

Para ela, quem não possui dívidas, mesmo estando em uma situação melhor também precisam estar atentos aos gastos do 13º salário, pois existem as despesas de início de ano, que geralmente são as mais custosas para o bolso dos trabalhadores em geral; como o pagamento do IPVA e do IPTU, materiais escolares, além de matrículas em cursos em geral. “É preciso estar atento que quitar as dívidas com o 13º salário não deve servir como motivação para realizar novas dívidas no ano de 2018. É bem útil fazer um planejamento para o próximo ano, pois dessa forma é possível ter um maior controle das finanças pessoais, observando quais são os gastos desnecessários e dessa forma ter um novo ano mais confortável financeiramente”.

Preparativos

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Alberto dos Santos Pinto, destaca que os comerciantes de Barra Mansa já começam a investir em mercadorias para atrair os clientes. “Este ano promete ser melhor do que o ano passado. Pessoalmente, creio que as vendas aumentem em torno de 20%, as taxas de desemprego caíram, os pagamentos tem sido feito em dia, gerando a confiança do cliente para as compras. Hoje o comércio estará fechado, mas no dia 20, Feriado da Consciência Negra, as lojas estarão abertas, entre 8h30min e 18 horas”, explica, acrescentando que as contratações temporárias já começaram.

Alberto ainda informa que as três entidades, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sicomércio e Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap) irão promover a Casa do Papai Noel na Praça da Liberdade neste ano.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !