>

MPRJ ajuíza ação por improbidade administrativa contra ex-presidente da Câmara de Paracambi

Por Andre
a voz da cidade

PARACAMBI

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Barra do Piraí, ajuizou ação civil por ato de improbidade administrativa contra o ex-presidente da Câmara Municipal, Dário Vinícius Carvalho Braga.

De acordo com a ação, durante sua gestão, no biênio 2019-2020, Dário nomeou servidores comissionados que somavam 93,3% do total de cargo do Legislativo.

A ação demonstra que o réu conscientemente descumpriu determinações do Tribunal de Constas do Estado (TCE-RJ) e manteve grave desproporcionalidade entre cargos efetivos e comissionados, burlando a regra constitucional do concurso público e os princípios da moralidade e da impessoalidade na administração pública.

A criação de cargos em comissão deveria ser exceção à regra de ingresso no serviço público mediante concurso e somente se justifica quando presentes os pressupostos legais. Na gestão do réu à frente do legislativo municipal, entretanto, “a regra eram servidores comissionados (93,3%) e a exceção eram os servidores efetivos (6,7%)”.

Por violar dolosamente a regra constitucional do concurso público e as determinações de correção do TCE-RJ, o MPRJ requer que Dário Braga seja condenado às sanções previstas pela prática de atos de improbidade administrativa. A ação tramita na Vara Única do município.

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos