>
a voz da cidade 970 x 150 px

Motoristas de aplicativos se reúnem em Barra Mansa para manifestar contra projeto que regulamenta a profissão

Por Carol Macedo
bnr am aniv barra mansa 970x150

BARRA MANSA

Assim como ocorreu em várias cidades do país, motoristas de aplicativos, de Barra Mansa, se reuniram na tarde desta terça-feira, dia 26, em frente ao Estádio Leão do Sul, no bairro Colônia Santo Antônio, em adesão a uma manifestação nacional contra o Projeto de Lei de Complementar PLP-12/2024, atualmente em tramitação em regime de urgência na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os profissionais se reuniram por volta das 15 horas e seguiram em direção ao Centro, com os carros enfeitados com balões pretos.

Eles discordam de algumas medidas que visam regularizar a profissão. Uma delas é que não será permitido que os ganhos dos motoristas de aplicativos ultrapassam os R$ 32,90 por hora trabalhada, o que daria autonomia para que as plataformas limitassem a quantidade de corridas aos motoristas ao atingirem este valor por hora.  “Sou contra esse projeto de lei que quer fixar R$ 32 a hora trabalhada e não os quilômetros rodados e, por isso, participei da manifestação. Também não concordo que o desconto no INSS seja sobre o valor total de arrecadação e não sobre o valor líquido e espero que o governo se preocupe com a questão da insegurança dos aplicativos. Não aceitamos as propostas porque elas vão inviabilizar o serviço”, disse o motorista, Gustavo Carvalho, de 34 anos.


Um dos organizadores do movimento, o motorista Douglas de Oliveira Cezar Moura, explica outros pontos do Projeto de Lei também estão sendo criticados pela categoria, como o que sugere normas que reduzem os ganhos dos motoristas, exigindo muito mais horas de trabalho para manter o mesmo nível de renda anterior ao projeto.  Os motoristas também discordam da obrigatoriedade de terem que recolher 7,5% sobre a remuneração para a previdência, o que segundo eles acarretaria em um valor maior do que já pagam através do Microempreendedor Individual (MEI).

“São propostas que prejudicam aos motoristas de aplicativo. Não somos contra a regulamentação, sabemos a necessidade disso acontecer, mas não com a propostas que foram feitas, que são covardes e não ouviram os motoristas de aplicativo e só o lado das plataformas. Queremos que seja retirada essa urgência de 45 dias para aprovação para que possamos pedir a alteração de alguns pontos”, disse.

Outros motoristas de aplicativo que participaram da manifestação também apontaram críticas com relação ao projeto. “Estou aderindo a manifestação  representando os motoristas de Barra Mansa e Volta Redonda. Nós não queremos que mude nada e estamos nessa luta também contra as multas indevidas que tem na cidade, já não temos onde para deixar ou pegar os passageiros, e contra tudo que tem nesse projeto para nos prejudicar”, disse o motorista Felipe Carvalho, de 34 anos.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos