Primeira Abertura da Temporada de Montanhismo no Parque Nacional do Itatiaia acontece neste fim de semana

0

ITATIAIA

A Primeira Abertura da Temporada de Montanhismo, no Parque Nacional do Itatiaia acontece neste final de semana. O evento, que marcará o início da época ideal para prática de esportes na montanha, será realizado neste sábado, dia 14 e domingo, da 15, com extensa programação. Entre elas, estandes de divulgação de atividades de montanhismo, passeios, atividades de escalada, trekking, exposição de fotografia, palestras e food trucks.

De acordo com a organização, o evento visa permitir a integração do Parque Nacional de Itatiaia com os municípios do entorno e com a sociedade, através de atividades esportivas e culturais e a divulgação dos atrativos existentes na Unidade de Conservação (UC). Além disso, também tem a proposta de incentivar a prática desportiva, principalmente, as que envolvem ambiente de montanha.

Atividades vão acontecer no final de semana na parte baixa e alta do Parque Nacional do Itatiaia-Arquivo VC

O vice-prefeito e secretário de Turismo, Denilson Sampaio disse que a prefeitura participará da abertura da temporada com um estande de material de divulgação da cidade. “O Parque Nacional de Itatiaia é um dos destinos mais procurados pelos amantes do montanhismo e da natureza. Com o fim do verão, chega essa época propícia para a prática de montanhismo e os atrativos começam a receber um número maior de visitantes. Estaremos presentes valorizando esse evento e esse momento importante para o turismo”, destacou Sampaio.

PRGRAMAÇÃO 

No sábado, dia 14, das 14 às 21 horas, na parte Baixa do Parque Nacional, haverá estandes com exposição de equipamentos outdoor, federações, clubes de caminhada e escalada, esportes, na no estacionamento do Centro de Visitantes. Já no entorno do Centro de Visitantes, estão programados muro de escalada artificial, SlackPark, food truck, planetário inflável do Instituto Federal de Resende. Também está programado passeio de mountain bike na Trilha MontSerrat e/ou Água Branca e ainda haverá exibição de filmes no telão ao ar livre, das 18 às 21 horas. Já no interior do Centro de acontece Feira de Produtos Artesanais (FEPA) a partir das 10 horas, exibição de filmes na sala sensorial e palestras no auditório. Enquanto que na parte alta do Parque acontece das 7 às 17 horas, atividades de escalada, trekking, fotografia na natureza, slackline no morro do Camelo e parapente com decolagem da Rampa do Couto.

No domingo, dia 15, a parte alta do Parque estará aberta das 7 às 17 horas. Já na parte baixa do Parque, das 8 às 16 horas, no estacionamento do Centro de Visitantes, haverá os estandes com exposições e as mesmas atividades de sábado.