BARRA MANSA
Os residentes da Rua Santana, Travessa 4 e 5, localizada no bairro Vila Independência estão com problemas de falta de iluminação pública e pavimentação da rua há anos. De acordo com eles, são mais de dez moradores que estão sendo prejudicados com a falta de luz. Além de contarem que constantemente pessoas caem na via pela falta de asfaltamento.
Neusa Elina, de 52 anos, está se mudando para a rua e durante esse período contou a dificuldade que está tendo para receber materiais de construção na localidade, além de outros serviços. “De cinco lojas que tentei apenas duas faziam entrega aqui e mesmo assim com muita dificuldade. As outras se recusam”, contou.
O morador, José Alberto, de 59 anos, contou que os serviços para manutenção da via pública já foi solicitados diversas vezes. José comentou que nem o carro pipa, que geralmente é enviado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) quando os residentes estão sem água, estava indo até o local. “Fomos informados que eles não estavam mandando mais o carro pipa por causa da rua esburacada. Quando chegavam a vir aqui, ficavam só no começo da Travessa 4 e mesmo assim com muita dificuldade”, lamentou.
Sara Gomes, de 26 anos, é moradora antiga do bairro e mãe de um bebê de 11 meses. Ela contou que os residentes sempre tiveram problemas também com a falta de iluminação pública na via e nas próprias residências. “Para ter luz na nossa casa e na via, precisa ser instalado um poste de energia e para isso alguém precisa pagar. Não temos poste na rua. Eu solicitei a Light um serviço para fazer a ligação elétrica, eles vieram até aqui e informaram que precisaria ser instalado esse poste e, por isso, enviariam uma carta para prefeitura contando a situação. Caso autorizado pelo Executivo, eles realizariam a instalação, mas até hoje nada”, disse.
O A VOZ DA CIDADE entrou em contato com a prefeitura que informou em nota que irá até o local verificar as demandas e buscar soluções para os problemas constatados.
Sobre a iluminação, a Light informou que o cliente da Rua Santana, Travessa 5, foi orientado pela empresa sobre a necessidade de abrir um pedido de ligação nova e extensão de rede junto à uma Agência Comercial da Light. “Em relação ao serviço de operação e manutenção das instalações de iluminação pública – tais como lâmpadas e postes e demais componentes da iluminação das ruas e locais públicos – como também a sua expansão, é de responsabilidade das Prefeituras e de seus órgãos competentes”, contou a nota.
Já sobre a elaboração da carta à prefeitura da cidade, a empresa relatou que a informação não é procedente por parte da Light.