Vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 6 de junho em Itatiaia

0

ITATIAIA

A campanha de vacinação contra o vírus Influenza foi prorrogada até o dia 6 de junho na cidade. Segundo dados do setor de imunização da secretaria de Saúde, até o momento 5.128 pessoas do público-alvo de 8.500 pessoas já foram imunizadas. A previsão é de que mais de três mil e quatrocentas pessoas ainda serão vacinadas até o último dia da campanha.

Com o início da terceira e última etapa da campanha, todos os integrantes do público-alvo estão sendo atendidos. Este grupo inclui gestantes, puérperas com até 45 dias de parto, portadores de doenças crônicas, crianças de seis meses até seis anos, adultos de 55 até 59 anos, professores, trabalhadores da área de segurança, motoristas e agentes da saúde.

A coordenadora do Setor de Imunização, Andrea Penedo destaca a importância da imunização em meio a uma pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “A vacinação não protege do coronavírus, mas ajuda a fazer um diagnóstico diferenciado. Se a pessoa já está vacinada e apresenta sintomas do vírus, como a Síndrome Aguda Respiratória, descartamos a possibilidade de ser H1N1”, disse a coordenadora.

Para ser vacinado, basta se dirigir ao drive-thru de uma das unidades de saúde do município munido de máscara de proteção, sempre respeitando as regras de distanciamento. Também é recomendado que a pessoa que irá ser vacinada esteja com sua carteira de vacinação em mãos.

Cancelamento do dia D de vacinação

Após decisão do Ministério da Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal de Itatiaia, por meio Setor de Imunização, informa que o Dia D da vacinação contra a Influenza foi cancelado devido às medidas de contenção estabelecidas para o combate do coronavírus.

A vacina

A vacina, composta por vírus inativado e, protege contra os vírus Influenza A(H1N1)pdm09, A(H3N2) e Influenza B. Na primeira fase da campanha, de 23 de março a 15 de abril, foram vacinados idosos e trabalhadores da saúde. A 2ª fase (a partir de 16 abril) incluem membros das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, Caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e portuários, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

error: Conteúdo protegido !