>
a voz da cidade 970 x 150 px

Moradores do bairro Belo Horizonte recebem equipe da Secretaria da Pessoa com Deficiência

Por Andre
bnr am aniv resende 970x150

VOLTA REDONDA

Moradores do bairro Belo Horizonte receberam na manhã da última sexta-feira, dia 22, a equipe da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD). Esta é a segunda edição do projeto “Secretaria Itinerante”, que prevê visitas a um bairro de Volta Redonda a cada semana. No próximo dia 29, a conversa será com a comunidade do Açude. O objetivo é divulgar o trabalho da secretaria, criada este ano, e conhecer de perto a realidade das pessoas com deficiência e suas demandas para o Poder Público.

A conversa com a população ocorreu no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Belo Horizonte, entre 9 e 11h30min.

Entre os participantes estava dona Íria, que é portadora de necessidades especiais decorrente de um acidente que lhe causou a amputação de quatro dedos do pé, causando redução da mobilidade. “Fico muito feliz em saber que agora temos um órgão público voltado exclusivamente para a causa dos deficientes. E a presença de vocês aqui, na comunidade, facilita a comunicação e o acesso aos serviços”, elogiou.

Outra moradora, Sandra Silva, que é mãe de um menino autista, Sandro, de 16 anos, também aprovou a iniciativa da “Secretaria Itinerante”. “Já utilizo outros serviços públicos voltados para a pessoa com deficiência como a equoterapia, mas é bom saber que temos um lugar certo para procurar orientação quando necessitamos”, disse, convidando o secretário da Pessoa com Deficiência, pastor Washington Uchoa, para conhecer o espaço onde o filho faz a equoterapia, no bairro Dom Bosco.


O pastor Washington afirmou que estes depoimentos o fazem acreditar que está no caminho certo. “Como é um serviço novo, queremos buscar o público-alvo nos bairros e fazer um cadastro das pessoas com deficiência. Pensamos que, mesmo com uma sede própria, em local central, de fácil acesso, no Aterrado, há pessoas que terão dificuldade de acessar o serviço”, disse, lembrando que um dos papéis de sua equipe é apresentar às pessoas com deficiência os serviços voltados para elas em toda estrutura municipal.

A sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) fica na Rua 17 de Julho, número 20, no Aterrado. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O contato pode ser feito também por telefone: (24) 3339-9031 ou pelo e-mail: [email protected].

SMPD pede informações à Cadeia Pública Franz de Castro

Nesta semana, o secretário da Pessoa com Deficiência, pastor Washington, também enviou documento à diretoria da Cadeia Pública Franz de Castro Holzwarth, que fica no bairro Roma, em Volta Redonda, pedindo informações sobre o número de presidiários com deficiência, lotados na unidade prisional.

A ação faz parte da mesma estratégia do projeto “Secretaria Itinerante”, fazer busca ativa do público-alvo da secretaria para fazer um censo desta população e verificar suas necessidades. “No momento, não há pessoas com deficiência na unidade, mas fomos informados que, recentemente, passaram por lá um surdo, que já recebeu alvará de soltura, e um cadeirante, que foi transferido para um presídio do Rio de Janeiro. Deixamos o contato da secretaria e pedimos para sermos comunicados em caso de presos com deficiência no local”, contou pastor Washington.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos