VOLTA REDONDA
Os moradores do bairro Aero Clube estão realizando na manhã desta segunda-feira, dia 6, uma manifestação pacífica na porta da garagem da Prefeitura de Volta Redonda. De acordo com eles, o acúmulo de lixo e de veículos abandonados no local, têm colaborado para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e de animais peçonhentos. O protesto tem como finalidade solicitar a remoção dos carros sucateados e a limpeza do local.
No começo de fevereiro o A VOZ DA CIDADE realizou uma matéria sobre o assunto. Dias depois, a moradora Elazir de Souza Oliveira, de 78 anos, faleceu após contrair a doença. A filha, Venuzia Andreia de Souza Oliveira, esteve presente no protesto e falou sobre a situação. “Eu e minha mãe tivemos dengue hemorrágica, fiquei internada em estado grave e hoje tenho sequelas por causa disso. O mosquito da dengue está concentrado na garagem pelo acumulo de água em cima do lixo”, explicou.
Joelcio de Oliveira, comenta que mora no mesmo lugar há 55 anos e que há muito tempo o problema têm gerado trastorno para os moradores. ” O que queremos é que eles tirem esses carros sucateados que estão acumulados nessa garagem. Queremos uma data para que esses carros velhos sejam removidos, isso tem que ser feito com urgência”, disse.
O A VOZ DA CIDADE entrou em contato com a prefeitura que informou que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Volta Redonda, ligado ao setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem realizando ações rotineiras de bloqueio na garagem municipal, com utilização de um inseticida específico, para combater os focos do mosquito Aedes aegypti. “São feitas aplicações para a eliminação de larvas e mosquitos adultos, na garagem e na área ao entorno. A coordenação da garagem também recebe orientações sobre os cuidados e o combate aos focos de criadouros do mosquito”, disse a nota.
Em relação aos veículos que não possuem mais serventia ao Poder Público, a prefeitura informou que, nesta terça-feira , dia 7, o pregoeiro estará na garagem para preparar o leilão público do material que está no local.